quarta-feira, 31 de julho de 2019

Autorizada a contratação da banca organizadora do Concurso TJ MA



O Tribunal de Justiça do Maranhão publicou na última segunda-feira, 29, um documento que revela a contratação da Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora do certame.
 De acordo com o documento, a contratação será feita por meio de dispensa de licitação.

O certame

A expectativa para a publicação do edital do TJ-MA é grande. O certame deve oferecer 63 vagas, distribuídas entre os cargos de Oficial de Justiça, Analista e Técnico Judiciário.
De acordo com o órgão, o edital será submetido, preliminarmente, à aprovação do presidente do órgão. Além disso, o TJ informa que o documento será publicado no Diário da Justiça, dando-se ampla publicidade pelos demais meios de comunicação, nas localidades onde forem oferecidas as vagas.

No dia 17 de julho, foi divulgada uma lista que indica a suposta distribuição das 63 vagas do próximo concurso do Tribunal de Justiça do Maranhão. Veja:

Nível Superior

]Analista de Sistemas e Desenvolvimento – 4 vagas;
Analista de Suportes e Rede – 2 vagas;
Direito – 15 vagas;
Oficial de Justiça – 15 vagas;
Psicólogo – 1 vaga;
Assistente Social – 1 vaga; e
Engenheiro Mecânico – 1 vaga.

Nível Médio

Apoio Técnico-Administrativo – 20 vagas;
Técnico em Contabilidade – 1 vaga;
Técnico em Edificações – 1 vaga;
Técnico em Informática – Hardware – 1 vaga;
Técnico em Informática – Software – Cadastro reserva.

Inscrições e Provas do concurso TJ MA 2019

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever exclusivamente via internet, por meio do site da instituição contratada, e terão prazo mínimo de 15 dias.
O concurso TJ-MA 2019 contará com etapa única ou em etapas distintas, mediante a aplicação de provas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, em que serão avaliados conhecimentos gerais e específicos sobre as disciplinas e conteúdos constantes do edital de abertura de inscrições.
Os critérios de aprovação e da pontuação das provas, inclusive das provas de títulos, serão estabelecidos no edital de abertura do concurso público. Segundo o regulamento do concurso, os candidatos habilitados serão nomeados por ordem de classificação por cargo e especialidade.



quarta-feira, 10 de julho de 2019

Bolsonaro diz que indicará evangélico para STF



O presidente Jair Bolsonaro afirmou que indicará um ministro evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF), pois, para ele, a busca pelo “resgate dos valores familiares” deve estar presente em todos os poderes do país. “Entre as duas vagas que terei para indicar para o Supremo um deles será terrivelmente evangélico”, disse, durante sua participação em um culto da bancada evangélica na Câmara dos Deputados, na manhã de hoje (10).

No mês passado, ao criticar a decisão do STF de criminalizar a homofobia como forma de racismo, Bolsonaro já havia sugerido a indicação de um evangélico para a Corte. Até 2022, o presidente da República poderá indicar nomes para pelo menos duas vagas, que serão aberta com a aposentadoria compulsória dos ministros Marco Aurélio e Celso de Mello.

Hoje, Bolsonaro elogiou a atuação dos parlamentares evangélicos nos últimos anos. “Vocês sabem o quanto a família sofreu nos últimos governos. Vocês foram decisivos na busca da inflexão do resgate dos valores familiares”, disse. “Quantos tentam nos deixar de lado dizendo que o Estado é laico. O Estado é laico mas nós somos cristãos. Ou para plagiar a minha querida Damares, nós somos terrivelmente cristãos”, disse, em referência à declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Alunos da Faculdade Gianna Bereta denunciam abusos e constrangimentos



A aluna da instituição de ensino Faculdade Gianna Beretta, localizada em São Luís no Maranhão, procurou a redação do Blog, para relatar denúncia de que foi vítima de preconceito e perseguição, além de assédio moral tendo sua vida acadêmica retardada por conta desses eventos.

Relatou ao blog que a Coordenadora Kardene Rodrigues, a impediu de fazer provas e atividades curriculares em quatro orientações, por discrepância em horários dos professores na aplicação das disciplinas, além de ter plantado faltas no currículo da aluna. Relata ainda que foi apresentado a ela 24 faltas, sendo que nesse período a aluna ainda não estava matriculada na disciplina. Aluna Cristiane Luz Santiago só quer seu direito por lei, de ser orientada devidamente e apresentar seu trabalho por outro docente.

Denunciam situações de constrangimento ilegal em sala de aula, cerceamento do direito de colar grau, uso arbitrário de poder em sala de aula e ineficácia diante dos problemas dos alunos. De acordo com a denúncia, a Coordenação, de forma injustiçada, obstrui o direito de colação de grau de alunos do curso de Gestão Hospitalar do 6 ° período.

Os alunos intentam entrar com mandado de segurança com pedido de liminar para que possam participar da colação de grau que ocorrerá dia 11 de Julho.

Ainda de acordo com os denunciantes, devido a atos arbitrários e abusivos realizados na frente da turma da professora Kardene Rodrigues, alguns alunos tiveram seu sonho de ter um diploma de curso superior frustado.
Todas as provas que comprovam que as alunas tentaram de todas as maneiras resolver o problema foram juntadas. Inclusive o indeferimento confuso e sem justificativa plausível do protocolo junto ao colegiado.

As vias administrativas sequer foram esgotadas , uma vez que as alunas não tiveram seus casos analisados. O que trouxe enorme indignação.

A justificativa da negativa foi veiculada por e-mail confuso da coordenação acadêmica, além de todos os danos matérias sofridos as alunas ainda sofrem o dano moral emergente, haja vista a lesão do direito comprovada conforme artigo-186 do CC.










Por: Priscila Petrus

MEC divulga nesta terça (09) resultado do Fies


O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (9) o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero e do P-Fies.
Nesta edição, serão ofertadas 46,6 mil vagas a juro zero. O resultado estará disponível na internet, na página do programa e nas instituições de ensino superior participantes.

Os estudantes selecionados no P-Fies devem comparecer à instituição de ensino para validar as informações prestadas na hora da inscrição a partir desta terça-feira. Já os selecionados na modalidade Fies devem complementar a inscrição no período de 10 a 12 de julho.

Quem não foi selecionado na modalidade Fies juro zero pode ainda participar da lista de espera, entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

Não há lista de espera do P-Fies. A pré-aprovação do financiamento na modalidade do P-Fies é de responsabilidade exclusiva dos agentes financeiros operadores de crédito que tenham relação jurídica estabelecida com instituições de ensino participantes.


O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.
Modalidades
O novo Fies, que começou a vigorar em 2018, tem modalidades de acordo com a renda familiar.
A modalidade com juro zero é para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.
O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de Desenvolvimento.


Maranhão tem a menor incidência de casos de dengue no Nordeste



De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão apresenta a menor incidência de casos de dengue, chikungunya e Zika na região Nordeste. Os dados coletados entre dezembro de 2018 e junho deste ano, apontam que o estado possui uma incidência de 49,7 casos a cada 100 mil habitantes.

A média de incidência de casos segundo o Ministério da Saúde, é de 198,3 casos a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar atrás do Maranhão, aparece Sergipe (93,6), Piauí (116,5) e o Ceará (124,4). O método utilizado para calcular os índices é com a utilização do número de novos casos prováveis dividido pela população do estado.
As últimas três colocações são dos estados de Pernambuco (243,3), Bahia (271,3) e Rio Grande do Norte (378,4). No ranking nacional, o Maranhão aparece em oitavo lugar. Nas três primeiras posições aparecem os estados do Rio Grande do Sul (15,3), Amapá (15,6) e Rondônia (22,0).

Segundo o Ministério da Saúde, são classificados como baixa incidência os estados ou cidades que apresentam menos de 100 casos a cada 100 mil habitantes. A média incidência corresponde de 100 a menos de 300 casos e a alta incidência ocorre quando possuem valores iguais ou acima de 300 casos.

De acordo com o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, ações da secretaria estão sendo intensificadas para combater a transmissão do mosquito transmissor das doenças, o Aedes Aegypti, com atenção especial para municípios que apresentam surtos da doença.

“Podemos afirmar que investir na prevenção é a melhor forma de evitar que o paciente precise de uma assistência mais especializada. Também por isso a população deve manter-se vigilante para evitar a proliferação do Aedes. Nesse contexto, temos nos esforçado na gestão estadual para desenvolver as ações na área da vigilância em saúde e fomentar os serviços de prevenção”, disse o secretário.

Por G1 Maranhão

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Jovens Adventistas doam suas férias em prol do serviço voluntario através do projeto "Missão Calebe" no Maranhão



Neste sábado (06), na Praça Maria Aragão, em São Luís, as 16h, mais de 35 mil jovens adventistas do Maranhão irão se encontrar para o início da Missão Calebe.

A Missão Calebe é um programa de voluntariado, serviço social e evangelismo. A ênfase do projeto para 2019 é o tema “Somos Tuas Mãos”, em que cada jovem representa a mão de Deus para acolher e atender as necessidades do seu próximo.
A Missão Calebe é um programa desenvolvido em oito países da América do Sul, que só no ano passado, durante o mês de julho, cerca de 100 mil jovens se mobilizaram e dedicaram suas férias para participar deste projeto.



Muitas são as atividades que os jovens realizam durante as suas férias em benefício das comunidades como: limpeza de calçadas e logradouros públicos, restauração de locais históricos, plantio de árvores, coleta seletiva de lixo, doação de roupas, alimentos, kits de higiene, entrega de sopão, construção de igrejas e casas para pessoas desabrigadas, doação de sangue, visita a hospitais, asilos, presídios, tudo isso sempre levando a mensagem da Palavra de Deus.

O “Start Calebe 2019” na Praça Maria Aragão terá a participação do apresentador da TV Novo Tempo, Pr. Luís Gonçalves, o cantor Daniel Lüdtke, o grupo Discípulos e o líder de jovens para o Amapá, Pará e Maranhão, Pr. Tadeu Monteiro.

O projeto Missão Calebe já está em sua 12a edição e no Maranhão teve início em 2009 com apenas 200 jovens. Para o evento deste sábado são esperados aproximadamente 20 mil jovens que firmarão o compromisso de atuar na missão em favor de suas comunidades. 



Lei Estadual

No Maranhão, a Lei Estadual no 10.948, aprovada no final do ano passado, instituiu o Dia da Missão Calebe, que passa então a fazer parte do Calendário Oficial do Estado do Maranhão, sendo celebrado no último sábado de julho de cada ano.
Para a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Maranhão, a lei veio consolidar um projeto que vem sendo desenvolvido ano após ano, mostrando o trabalho relevante que a juventude realiza dentro das comunidades.