A partir desta sexta-feira (10), o novo sistema de
fiscalização eletrônica implantado pela Prefeitura de São Luís estará
funcionando em caráter definitivo. O monitoramento do sistema, feito pela
Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), garantirá maior segurança
a motoristas e pedestres, além de organização e controle do trânsito nas vias
da capital maranhense. A fiscalização passa a valer após um mês de
funcionamento experimental, tempo necessário à adaptação da população.
O titular da SMTT, Canindé Barros, destacou a nova
sinalização eletrônica como um avanço na área. "Nosso objetivo é promover
uma cultura de conscientização e educação sobre a importância do trânsito
seguro para todos, estimulando o respeito à sinalização e o cumprimento das
leis que regem o trânsito", afirmou Canindé Barros, acrescentando, ainda,
que a implantação da nova sinalização eletrônica é mais uma ação integrante do
projeto de reestruturação e melhoria do sistema de trânsito e transporte da capital.
A partir de sexta-feira (10), os novos fotossensores vão
fazer a observação de ultrapassagem da velocidade permitida e de avanço de
sinal vermelho em dezenas de pontos dos principais corredores urbanos da
cidade. Entre eles estão trechos da Avenida Daniel de La Touche, nas imediações
do Colégio Adventista, do Bambuzal e da Avenida Principal do Cohajap; da
Avenida Colares Moreira, próximo ao Tropical Shopping e Loja da TAM; da Avenida
Castelo Branco, nas imediações da Igreja do São Francisco e do Posto Hélio
Viana.
Na São Luís Rei de França, os equipamentos estão instalados
na altura da Caixa Econômica e da Extra farma; na Carlos Cunha, próximo ao Fórum
de Justiça; na Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades da Forquilha, entre
outros pontos da cidade, todos eles com fiscalização nos dois sentidos da via.
Nesses locais a velocidade permitida é de 60km/h.
CORREDORES DE ÔNIBUS
Também estarão sob fiscalização eletrônica o uso dos
corredores exclusivos, pelos quais somente poderão trafegar ônibus,
ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT. A
conversão pelos corredores exclusivos somente poderá ser feita por quem vai
estacionar ou fazer a conversão à direita. Nesse caso, o trecho estará
sinalizado com pontilhados.
O uso indevido dessas faixas exclusivas incorre em infração
gravíssima. A fiscalização também se estende aos ônibus, pois os veículos que
saírem da faixa exclusiva serão multados pela infração cometida. Os corredores
exclusivos estão implantados nas avenidas Colares Moreira, Castelo Branco, ruas
Cajazeiras e Rio Branco.
Também foi integrada ao sistema de monitoramento do trânsito
da capital uma nova barreira eletrônica com fotossensor, na Avenida São Luís
Rei França, nas proximidades da Faculdade Pitágoras. A velocidade permitida na
área é de 40km/h.
Para complementar o monitoramento no trânsito, também estão
sendo instaladas 32 câmeras de fiscalização para verificação de
congestionamentos, colisões e outras ocorrências no trânsito da cidade.
Inicialmente serão implantadas 12 câmeras e, nos próximos meses, mais 10
equipamentos farão a fiscalização 24 horas por esse sistema controlado por uma
central de monitoramento já implantado na SMTT.
Além de colaborar com trabalho dos agentes no monitoramento
e controle do fluxo, as câmeras vão fiscalizar o uso de celular na direção, a
formação de fila dupla, avanço de sinal, estacionamento irregular, o não uso do
cinto de segurança e outras infrações que forem captadas pelo sistema.
A sinalização da cidade também recebeu incrementos em outras
áreas importantes, como no Centro da capital com o trabalho de promover a
revitalização de faixas de pedestres, faixas contínuas, placas e outros itens
de sinalizações horizontais e verticais.
Foram recuperadas as faixas de pedestre ao longo da Avenida
Beira-Mar, nos trechos em frente ao Viva, à Reffesa e no cruzamento da Ponte
São Francisco, bem como em outros locais.
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