segunda-feira, 23 de abril de 2018

Arrecadação de donativos organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no Sul do Maranhão são entregues as vitimas de enchentes


Um exército de voluntários se uniu para separar e empacotar os donativos

Desde que começou a serem noticiadas nos telejornais do Brasil, muitas pessoas têm se solidarizado com a situação das famílias afetadas pelas enchentes no Maranhão. Segundo dados da Defesa Civil do estado, mais de 2.500 famílias foram atingidas e ainda estão atemorizadas ante a previsão de mais chuvas na região.

Sensibilizados com a situação, membros da Igreja Adventistas da região sul do estado se mobilizaram para tentar amenizar as perdas materiais dos afetados. Através da Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que age especificamente em catástrofes naturais, os fieis conseguiram emplacar uma campanha de arrecadação de donativos que durou cerca de quatro dias e angariou móveis, roupas, calçados, eletrodomésticos. Foram enviados 12 caminhões de doações que totalizaram mais de 80 toneladas de donativos, destes 17 mil foram de água.

Todos esses donativos foram transportados em cinco caminhões e estão passando pelas cidades de Tuntum, Marajá do Sena, Trizidela do Vale, Bacabal e Joselândia, desde a última quarta-feira (18). A distribuição está sendo coordenada pelas congregações adventistas das referidas cidades em parceria com a Defesa Civil e lideranças locais.

A ADRA Belém e o Hospital Adventista de Belém também enviaram ajudas como colchões novos e kites de higiene.

Além dos donativos, os voluntários também ofereceram palavras de ânimo aos afetados

A agente de saúde, Denise Andrade, explica que após a inundação a população tem apresentado quadros de febre, micoses, gripes e diarreia especialmente nas crianças, e por isso um médico visitando os lares que sofreram inundação. Além do mais, estão sendo distribuídos medicamentos em alguns pontos, mediante a apresentação da receita médica.


Ana Gisele Pinheiro mora em Tuntum, no Residencial Ana Isabel, bairro mais afetado pela enchente do Riacho Flores. Ela conta que foi surpreendida pela água ao abrir o portão na madrugada "peguei meus dois filhos de quatro e seis anos e saí correndo para a casa de uma tia, na parte alta. Perdi as camas, máquina de lavar, armário... ficou tudo revirado" relembra.

A funcionária pública, Maria Dalva Costa, reuniu algumas mulheres da igreja e preparam um almoço que serviu mais de 200 pessoas: “Essas pessoas estavam desesperadas, perderam suas coisas, seus mantimentos, seus fogões, eles não estavam com cabeça pra nada, por isso servimos o almoço e a noite, fizemos dois caldeirões de sopa e distribuímos quentinhas”, revela.
Tanto os caminhões quanto os donativos e mão de obra foram cedidos voluntariamente

Carlos Almeida, membro da Defesa Civil de Tuntum, agradece o apoio da igreja e destaca o trabalho da liderança dos bairros: "A gente viu que nesse momento todo mundo vestiu a camisa da solidariedade pra poder ajudar ao próximo, dividindo tempo e o pouco que tem pra ajudar uns aos outros" afirmou.
Campanha realizada na maior rede de supermercados do Maranhão, em Imperatriz

A coordenação geral da distribuição está por conta da sede administrativa da Igreja Adventista localizada em Imperatriz. As famílias estão sendo visitadas e assistidas pelos membros da igreja e os donativos armazenados estão sendo entregues conforme a necessidade encontrada.

Por: Simone Joe.  Ascom- IASD no Sul Maranhão/ TV Novo Tempo





Nenhum comentário:

Postar um comentário