quarta-feira, 25 de julho de 2018

Prefeitura inicia nesta quarta-feira (25), o início do novo Cadastro Habitacional de Interesse Social.



A Prefeitura de São Luís inicia nesta quarta-feira (25), o início do novo Cadastro Habitacional de Interesse Social. A ação vai permitir que as famílias se inscrevam para participar dos próximos sorteios de moradias subsidiadas por programas como o 'Minha Casa, Minha Vida', disponibilizadas na capital. As inscrições se estendem até o dia 8 de agosto e podem ser feitas de forma online no portal da Prefeitura de São Luís, no endereço www.saoluis.ma.gov.br. Postos de apoio serão disponibilizados pela Prefeitura de São Luís para atender aqueles que não tiverem acesso a internet. Serão 19 locais, entre eles a Central de Atendimento da Habitação, na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559, São Francisco.



"O novo cadastro vai permitir que mais famílias tenham oportunidade de adquirir a tão sonhada casa própria. Temos números que demonstram grandes avanços na área habitacional. São cerca de 15 mil imóveis já entregues, beneficiando mais de 55 mil pessoas. Temos outros sete mil imóveis para serem entregues, sendo que alguns já estão prontos e outros em fase de construção", destacou o prefeito Edivaldo enfatizando ainda o esforço empreendido pela gestão municipal para reduzir o déficit habitacional na capital maranhense.
Podem participar do novo cadastro pessoas que atendam aos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades, preenchendo a requisitos básicos como ter idade superior a 18 anos, possuir renda familiar até R$ 1.800,00 mensais e que não tenham imóvel em seu nome. O cadastramento seguirá as normas do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.

O secretário de Habitação e Urbanismo (Semurh), Mádison Leonardo, destaca a iniciativa como uma ação importante para o setor habitacional do município, em benefício de milhares de famílias. "A iniciativa de fazer um novo cadastro habitacional reforça o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo de dar oportunidades a todos que desejam ter sua casa própria. O cadastramento visa contemplar o maior número possível de famílias que necessitam de moradia", afirmou o gestor.
Uma novidade deste cadastro é a inscrição online. Quem tiver dificuldade pode procurar os postos de apoio. A Central de Atendimento da Habitação, no São Francisco, é um dos pontos para atender quem não tiver acesso à internet. O preenchimento do cadastro na central e nos pontos de apoio será efetuado até a data limite de inscrição, dia 8 de agosto. A descentralização objetiva manter a dignidade das pessoas interessadas, evitando as filas e longa espera para realizar o processo.
Para preenchimento do formulário online no endereço www.saoluis.ma.gov.br é permitido acesso pelo computador, celular ou tablet. 

BASE DE DADOS

O cadastro habitacional visa fazer um novo banco de dados que servirá de base tanto para seleção de pessoas interessadas como para subsidiar sorteios do programa 'Minha Casa, Minha Vida' ou outros programas habitacionais que a Prefeitura de São Luís venha realizar na cidade. O último cadastro realizado com essa finalidade foi feito em 2009 e apresenta defasagem de informações relativas à renda e endereço dos inscritos.
O primeiro sorteio, já com base nestes dados, será realizado 15 dias após o término das inscrições, por meio de editais específicos para imóveis do Minha Casa, Minha Vida que estão para ser entregues. Os dados subsidiarão também o preenchimento de vagas ociosas em outros residenciais do programa já entregues na capital.

LEVANTAMENTO

O novo cadastramento habitacional irá possibilitar, ainda, que a Prefeitura realize um levantamento quantitativo da necessidade de moradias em São Luís, direcionando programas habitacionais conforme a demanda.
A família do vigilante Nelson Flávio Matos, 48 anos, é uma das que aguarda para se inscrever no novo cadastramento habitacional e pleitear uma das unidades que serão sorteadas. "Eu e minha esposa já estamos juntando a documentação para realizarmos a inscrição logo no primeiro dia do cadastramento. Pagamos aluguel há anos, mas agora temos fé que conquistaremos uma dessas moradias do programa", relatou o vigilante.

LOCAIS PARA CADASTRAMENTO
CENTRAL DE ATENDIMENTO DA HABITAÇÃO
Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559 – São Francisco. (8h às 17h)
CEMARC ALEMANHA
Avenida dos Franceses, S/N, Alemanha. (14h às 18h)
CEMARC APAE
Granja Barreto, S/N, Oiteiro da Cruz. (14h às 18h)
CEMARC HOSPITAL MULHER
Av. dos Portugueses, S/N, Itaqui Bacanga. (14h às 18h)
CEMARC CS TIBIRI
Rua Santo Antonio, S/N, Tibiri. (14h às 18h)
CEMARC CS QUEBRA POTE
Praça do Cemitério, S/N, Quebra Pote. (14h às 18h)
CEMARC CS COHAB
Avenida Principal, S/N, Cohab Anil. (14h às 18h)
CEMARC CS AMAR
Rua Dep. Luís Rocha, S/N, Vicente Fialho. (14h às 18h)
CEMARC CS FABRICIANA MORAES
Rua 05, Qd 07, Conj Hab Nice Lobão – Cid. Operária. (14h às 18h)
CEMARC SALOMÃO FIQUENE
Avenida Leste Oeste, S/N, Cohatrac. (14h às 18h)
CEMARC VILA ITAMAR
Rua do Fio, S/N, Vila Itamar. (14h às 18h)
SEMCAS
Avenida Senador Vitorino Freire S/N. (8h às 17h)
CASA BRASIL - ITAQUI BACANGA
Rua da China, quadra 49, S/N – Anjo da Guarda. (8h às 17h)
CRAS CENTRO
Rua Melvin Jones, nº135 – Apicum. (8h às 17h)
CRAS COHAB
Rua 13 Padre Antônio Vieira, Qd. 21, S/N – Cohab Anil lV. (8h às 17h)
CRAS MARACANÃ
Rua Tomás Soares, nº06 - Vila Esperança. (8h às 17h)
CRAS ESTIVA
Rua do Posto Médico, nº 2.000 – Estiva. (8h às 17h)
CRAS CIDADE OLÍMPICA
Av 01, Jailson Alves Viana, S/N- Cidade Olímpica. (8h às 17h)
EGGEM 
Escola de Governo e Gestão Municipal
Rua das Andirobas, nº 26 – Renascença. (14h às 18h)


terça-feira, 24 de julho de 2018

Projeto "Viva Melhor Sabendo Jovem" avança com serviços sociais em São Luís





O Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem SLZ ocorre em São Luis através da ONG SOLIDARIEDADE É VIDA tenta conhecer as realidades vivenciadas, analisar as causas da gravidez e do aumento do HIV/Aids na juventude Ludovicense e definir ações conjuntas com a SEMUS, atraves do Programa de ISTS, AIDS e Hepatites Virais, SES, através do Departamento Estadual de ISTS, AIDS e Hepatites Virais e parceiros para garantir o desenvolvimento pleno de cada menina e cada menino. Esses são alguns dos objetivos do VMSJ-SLZ, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos de Adolescentes. – gravidez, prevenção e tratamento do HIV/aids e testagens em HOTPOST, abordamos temas como gravidez na adolescência, enfrentamento à Aids, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e a garantia à livre orientação sexual na adolescência.

As ações do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em parceria com a Semus, através da coordenação da Política de Equidade, o projeto tem o objetivo de capacitar jovens de 15 a 24 anos onde atuaram em escolas e promoveram abordagens educativas incentivando, por exemplo, a realização dos testes rápidos e ações preventivas, estando este final de semana no Arraial ENERGIA do São João ofertando testagem e oficinas sobre diversidades, gênero, álcool e outras drogas, ISTS e Prevenção Combinada.

"É uma forma de alertar os jovens, mostrando que essa é uma epidemia que ainda está presente em nosso meio. Com parcerias, também reforçamos a importância de levar esse debate ao público jovem, fortalecendo lideranças em escolas e comunidades”, Comentou o Enfermeiro e Infectologista Jadilson Neto, Coordenador do Projeto.

O VMSJ apostou na testagem na rua e entre pares como diferencial. Na porta da tenda disponibilizada pelos realizadores do Arraial Energia do São João no Ceprama, jovens de 18 a 26 anos são os responsáveis por receber os interessados, realizar os testes de HIV e tirar dúvidas quanto à prevenção e ao tratamento. Um dos agentes de prevenção capacitado pelo projeto é William Frazão, acadêmico de Odontologia e Direito de 23 anos. Morador do Maiobão, em todas as sextas e todos os sábados à noite, o rapaz se une a um de seus melhores amigos e seguia para o centro da cidade para participar da ação. No processo, William descobriu que o amigo vive com HIV e desconstruiu muitos conceitos sobre o assunto.

“Participar do projeto me fez ver o HIV de outro modo. Na Faculdade, a gente aprende sobre a doença, mas não aprende a se colocar no lugar da pessoa, a conviver com ela, a saber como é viver com o HIV. O projeto me ensinou muito ao permitir esse atendimento mais humano e por fazer as informações chegarem naturalmente na escola onde atuei como multiplicador”, conta.


O Projeto volta com Ações no próximo mês de agosto, de acordo com o Coordenador, Jadilson Neto, e o local, será no Centro Histórico, para facilitar o acesso destas informações para o publico jovem.

Judiciário abre Balcão de Renegociação de Dívidas



Até sexta-feira (27), cidadãos podem negociar dívidas com empresas e instituições, durante o “Balcão de Renegociação de Dívidas”, no Shopping Rio Anil. O evento foi aberto nesta segunda-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, com a presença dos desembargadores José Luiz Almeida (presidente do Núcleo de Solução de Conflitos), Lourival Serejo (vice-presidente do TJMA) e João Santana.

A iniciativa é voltada para os moradores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa entre outros e tem como  objetivo possibilitar o encontro de consumidores em situação de inadimplência com entidades credoras, com vistas a facilitar o diálogo entre as partes na tentativa de acordos para a renegociação de dívidas.
A ação integra o projeto ‘Consumidor Adimplente – Cidadão com Plenos Direitos’, desenvolvido pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec/TJMA).

SERVIÇOS

Além da renegociação de dívidas, outros serviços são oferecidos no local: atendimento de solicitações; informações sobre direitos dos cidadãos; consultoria financeira; oferta para contratos habitacionais; reclamações (problemas de cobertura, contestações de contas); cadastro de clientes na tarifa social de energia de baixa renda; recebimento (de IPVA, ICMS, ISS e IPTU); agendamento de audiências de conciliação nas áreas de relações de consumo, família (inclusive para coleta de DNA e confirmação de paternidade), vizinhança; encaminhamento de acordo para homologação judicial, entre outros.

Podem participar do Balcão clientes que possuem processos em andamento na Justiça contra as empresas participantes, assim como aqueles que ainda não têm ação judicial e desejam resolver a questão por meio do diálogo.

EMPRESAS

Bancos, empresas, instituições, concessionárias de serviços públicos, instituições de ensino superior, estão com stands no evento para recebimento do público. Mais de 100 profissionais estão envolvidos na organização do Balcão.

Estão presentes no evento: Câmara de Dirigentes Lojistas do Maranhão (CDL), Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Lojas Gabryella, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ), Credishop, Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (Caema), Ceape, Universidade Ceuma (Uniceuma), Faculdade Pitágoras, Faculdade Facam, Claro/NET, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), escritório de advocacia Raul Abreu, Condomine, ServGroup. Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão (CBMAE/MA).


Por: TJ-MA


Prazo para inscrição no Fies é prorrogado para esta terça-feira.


O prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para vagas no segundo semestre deste ano ano foi prorrogado até as 23h59 desta terça-feira (24). As inscrições devem ser feitas na página do Fies na internet.


Com a extensão do prazo, o resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 30 deste mês, em chamada única, e não mais no dia 27. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição do dia 30 deste mês até 3 de agosto e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.

Nesta edição do Fies, estão sendo ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero.
Pode concorrer às vagas quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, teve média igual ou superior a 450 pontos e não tirou zero na redação. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, o prazo de inscrição foi prorrogado porque o Departamento de Tecnologia da Informação do ministério identificou problemas no sistema no dia seguinte ao início das inscrições. A falha foi corrigida, e os estudantes atingidos foram comunicados, mas o MEC decidiu ampliar o prazo para que ninguém fosse prejudicado.
Modalidades

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 2.862). Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, e o limite máximo semestral de R$ 42 mil.
A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três (R$ 2.862) e cinco salários mínimos (R$ 4.770). Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.



segunda-feira, 23 de julho de 2018

Câmara aprova Lei que prevê monitoramento por GPS da frota de táxis em São Luís



A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) promulgou, no início deste mês, no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei 381, de 10 de fevereiro 2015, de autoria do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que institui o monitoramento dos veículos integrantes da frota do transporte individual por táxi.
Pela regra, fica estabelecido o sistema municipal de segurança preventiva aos profissionais e usuário do serviço de táxi, por meio de ações que possibilitem a instalação do sistema de posicionamento global via satélite (GPS) em toda a frota de permissionários de São Luís, conectados a uma central pública de monitoramento, rastreamento e de conexão de dados.
Segundo o autor da lei, o objetivo da proposta é defender motoristas e passageiros de crimes como roubo, sequestro, assalto e homicídio. Com isso, segunda ele, o equipamento de rastreamento permitirá o acompanhamento em tempo real do percurso do veículo 24 horas por dia com a máxima precisão.
“O monitoramento é importante para resguardar a segurança de taxista e passageiro. Em caso de roubos, furtos e sequestros e até mesmo acidentes automobilísticos, será possível determinar a localização exata do veículo e acionar a polícia, que poderá ter uma ação mais rápida”, destacou Pedro Lucas.


IMPORTÂNCIA DA NORMA

Além da questão da segurança, o monitoramento de veículos de táxi também pode auxiliar o município no aperfeiçoamento do serviço. O sistema possibilita a verificação de rotas, tempo de deslocamentos de um local para o outro, abusos de velocidade, pontos onde a velocidade é reduzida. Também é possível saber o tempo que cada veículo fica disponível para viagens, quantidade de carros que circulam em horário de pico, locais onde faltam táxis, itinerários mais buscados e os horários em que há mais demanda.
Com o sistema de rastreamento por GPS, é possível acompanhar o trajeto de todos os carros da frota. A central recebe a posição geográfica de cada carro, esteja ele parado ou em movimento e consegue acompanhar, em tempo real, todo o trajeto que está sendo percorrido pelo táxi.

SISTEMA EFICIENTE

A proposta sugerida por Pedro Lucas é semelhante à do aplicativo Meu Ônibus, da Prefeitura de São Luís, que já alcançou mais de 145 mil downloads. Pela ferramenta do sistema de transporte público urbano da capital, o passageiro sabe facilmente a hora em que o ônibus vai passar, podendo escolher a parada mais próxima.
Além de reunir os dados por meio dos GPS instalados nos mais de 930 ônibus do sistema de transporte público urbano da capital, indicando o horário de chegada às paradas da cidade, a ferramenta também oferece economia de tempo e mais segurança aos passageiros que agora podem buscar o coletivo pelo número da linha.
O aplicativo pode ser baixado em aparelhos celulares que utilizem as plataformas Android e IOS. O celular precisa estar com o GPS acionado para o uso da ferramenta. Ao ser acionada, a ferramenta indica a localização do usuário.


sexta-feira, 20 de julho de 2018

Pacientes do SUS vão receber notificações de consulta pelo celular.



O Ministério da Saúde informou que uma nova versão do sistema e-SUS Atenção Básica será disponibilizada aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a atualização, os pacientes vão passar a receber notificações de consultas agendadas em unidades básicas de saúde pelo aplicativo da pasta.
A nova versão do sistema, segundo o ministério, também permite registrar as vacinas aplicadas no prontuário eletrônico, permitindo armazenar todas as ações de saúde do usuário em um mesmo local. Desta forma, de acordo com a pasta, o histórico do paciente poderá ser acessado em todos os serviços do SUS que estejam informatizados.

“Os dados são coletados de forma individualizada podendo ser identificados com o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do cidadão por meio do e-SUS AB”, informou o ministério. 
A orientação do governo federal é que municípios que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão ou a coleta de dados simplificada usem a versão mais recente do sistema, garantindo a qualidade na transmissão de dados coletados. A atualização está disponível no site do Departamento de Atenção Básica.




quinta-feira, 19 de julho de 2018

Itinerário de duas Linhas de Coletivos da Área Itaqui-Bacanga passarão por alterações, a partir de sábado (28)



Duas linhas pertencentes ao Consórcio Central e operadas pela empresa Taguatur da Área Itaqui-Bacanga, passarão por alterações em seus itinerários.

Os coletivos 303- Anjo da Guarda e 304-Fumacê passarão a irem ao Terminal da Praia Grande, onde será mantida a mesma quantidade de veículos nas duas linhas, os itinerários, também continuarão sendo os mesmos, tendo uma alteração só na ida, quando os ônibus das duas linhas estarão indo primeiro ao Terminal Praia Grande e de lá, seguirão seus percursos normalmente para a Deodoro. 

A tarifa de ambas passará a ser R$ 3,10 (nível 4) e poderão também realizar a integração temporal (bilhete único).

segunda-feira, 16 de julho de 2018

UEMA abre inscrições para o Paes 2019



Foram abertas, nesta segunda-feira (16), as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – Paes 2019, da Universidade Estadual do Maranhão. Nesta edição, a Uema oferece 4.249 vagas, distribuída nos campis da instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto de 2018.
De acordo com a Uema, o Paes 2019 será realizado por dois sistemas de preenchimento de vagas: o sistema universal e o sistema especial de reserva de vagas. Conforme o edital do programa, o sistema especial de reserva de vagas será caracterizado da seguinte forma: Especial 1 (estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas), Especial 2 (pessoas com deficiência) e Especial 3 (vagas destinadas para candidatos negros, aos cursos de CFO PMMA e CBMMA.

UA inscrição para o Paes 2019 podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do link www.paes.uema.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.
A inscrição somente será efetivada após a confirmação, pelo Banco do Brasil S/A, do pagamento efetuado pelo candidato.
A primeira etapa do Paes 2019 será realizada no dia 21/10/2018, e a segunda etapa, no dia 25/11/2018, ambas com cinco horas de duração. Confira o edital completo aqui.

Por: Imirante.com

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Câmara Municipal de São José de Ribamar aprova Lei do Dia Municipal da Missão Calebe


Foi aprovado nesta quinta (12) na Câmara Municipal o Projeto de Lei 1.156/2018 de autoria do Vereador Professor Cristiano, que institui Dia Municipal da Missão Calebe e inclui esse evento no Calendário Oficial do Município de São José de Ribamar.

Esse ano terá o encerramento da Missão Calebe na cidade de São José de Ribamar no dia de 28  de julho, com expectativa de público estimada em 20 mil.

O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, serviço social e testemunho que desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias ao evangelismo em lugares onde não há presença adventista, para fortalecer as congregações pequenas e conquistar novas pessoas para a igreja.

O Projeto Missão Calebe se destina a mobilizar milhares de jovens em toda a América do Sul, desafiando-os a dedicarem parte de suas férias para fazerem evangelismo em lugares onde não há presença adventista. Ele se tornou o maior movimento de jovens dos últimos tempos. Não há dúvidas de que o programa é a estratégia de Deus para integrar a juventude no evangelismo. Portanto, urge que juntos, igreja e líderes, nos concentremos em conduzir os jovens nessa direção para que possam viver e experimentar o verdadeiro compromisso com Deus, com sua igreja e com a comunidade, ou seja, viver a “Salvação e o Serviço”.

Adutora do Italuís é consertada e serviço deve voltar ao normal ainda hoje, 13.


Após vazamentos na adutora do Sistema Italuís, em Bacabeira, nessa quinta-feira (12), técnicos da Caema concluíram o conserto por volta de 1h30 dessa sexta (13).

Vários bairros de São Luís ficaram sem abastecimento de água, porque o sistema precisou ser desligado oito horas após o religamento. Os problemas para os moradores começaram na terça-feira (10), quando a adutora na BR-135, perto do viaduto de Bacabeira, onde o trânsito foi alterado para que as obras de reparo pudessem ser realizadas.

Nessa quinta 12, quando o abastecimento estava sendo regularizado, um novo problema foi registrado no mesmo trecho, porém sem alagamento na pista e sem necessidade de desvio no trânsito. A previsão o serviço seja normalizado é que água comece a chegar às torneiras a partir das 10h desta sexta-feira 13.


sexta-feira, 6 de julho de 2018

Julho amarelo mobiliza jovens e adolescentes em São Luís



A partir do próximo dia 6 serão iniciadas as atividades de prevenção e testagem de HIV/Sífilis e hepatites virais, como parte do Julho Amarelo, compromisso do Ministério da Saúde e da Prefeitura de São Luis (Lei Municipal nº 6.053) para detecção e prevenção precoce das hepatites virais, em função do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28). As atividades, que já são desenvolvidas rotineiramente pelos serviços de saúde, em função do calendário, darão ainda maior ênfaseàs Hepatites Virais, com oficinas realizadas pelos jovens multiplicadores do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem em São Luís, referente a Gênero e Sexualidade, apresentação do PEP Kit (profilaxia pós exposição ao HIV) e do PrEP Kit (profilaxia préexposição ao HIV).

As ações, que serão desenvolvidas até o dia 22, são parte do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, realizado pela ONG Solidariedade é Vida (Solivida), UNICEF, Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, por meio da Coordenação Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais e da Superintendência de Ações em Saúde da Prefeitura de São Luis,   Departamento Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual Extraordinária do Governo do Maranhão.

O Projeto Viva Melhor tem por objetivos fortalecer e acelerar a resposta para o controle da epidemia em HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C no município de São Luís, por meio da formação e mobilização de adolescentes e jovens para a educação entre pares, na prevenção e ampliação do acesso a testagem rápida para o HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C, como também, o empoderamento em direitos sexuais e reprodutivos. Visa ainda contribuir para aproximação dos jovens e adolescentes aos serviços de saúde; vincular os casos diagnosticados aos serviços especializados de saúde e fortalecer a participação dos HIV+ no grupo de adesão ao tratamento.

Atividades Julho Amarelo

Período 06 a 22 de Julho de 2018


Ações complementares

Cantinho da Prevenção:

Oficinas temáticas: Gênero e Sexualidade, Prevenção Combinada, Abordagem sobre sintomas e sinais de ISTs, Álcool e Outras Drogas e a Negociação do Uso do Preservativo.
Tenda para Testagem de HIV/Sífilis/Hepatites:
Espaço de interação e informação sobre Prevenção Combinada, e contará com jovens multiplicadores do Projeto. Também serão entregues insumos de prevenção.
Serviços de Referência

Os serviços de referência, no desenvolvimento de suas atividades com populações específicas, nesse ano, de forma mais especifica junto aos adolescente e jovens.
Atenção Básica

Os Jovens multiplicadores atuarão nas Unidades Básicas de Saúde escolas, associações comunitárias entre outros espaços. Serão desenvolvidas atividades de sala de espera, como oficinas/palestras, incentivo às testagens, por meio de mobilizações no entorno das Unidades de Saúde, acompanhado de orientações para menor exposição aos riscos são algumas das atividades desenvolvidas.

Segundo Jadilson Neto, Enfermeiro Infectologista e Coordenador do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem em São Luís fala que "O acesso à testagem é uma importante estratégia de prevenção ao HIV. A disseminação de mensagens de incentivo ao teste sem tabus e de jovem para jovem é uma ferramenta poderosa para que todos o façam" disse o coordenador.
               
Sobre o Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem

O projeto busca, por meio de uma estratégia diferenciada, acelerar a resposta da epidemia de HIV/Aids, sífilis e hepatites e atuar de forma preventiva na promoção do diálogo e mobilização entre pares, ou seja, adolescentes e jovens conversando e engajando adolescentes e jovens.

O Projeto é uma resposta ao compromisso firmado por Prefeituras do mundo todo com a Declaração de Paris. Esta Declaração foi primeiramente assinada pela prefeitura de Paris, em 1º de Dezembro de 2014, Dia Internacional de Luta contra a Aids e tem por objetivo o compromisso para que cidades do mundo inteiro acelerem ações e respostas a esta epidemia. Centenas de prefeitos já assinaram a declaração.

A meta é, até 2030, todos os governos signatários conseguirem fazer com que 90% das pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas que sabem que tem o HIV estejam recebendo tratamento antirretroviral; e destas, 90% em tratamento antirretroviral tendo carga viral indetectável.

Na Declaração, os prefeitos signatários se comprometem ainda a, junto com governos do mundo todo: acabar com a epidemia de AIDS nas cidades até 2030; colocar as pessoas no centro de todas as ações; enfrentar as causas do risco, das vulnerabilidades e da transmissão do HIV; usar nossa resposta à AIDS para uma transformação social positiva; construir e acelerar uma resposta adequada às necessidades locais; mobilizar recursos para a saúde pública e um desenvolvimento integrado; e unirem-se como líderes.

Em São Luis, a organização não governamental Solivida, em parceria com o UNICEF, a Prefeitura e o Governo do Estado, desenvolvem o Viva Melhor Sabendo Jovem.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Missão Calebe da Igreja Adventista do 7° Dia recebe apoio do Governo do Maranhão


No dia 01 de julho, domingo, o Governador do Maranhão, Flavio Dino participou da solenidade de abertura da Missão Calebe dos Jovens Adventistas no Ginásio Castelinho, solenidade contou também com a participação de outras autoridades e Lideres da Igreja Adventista do 7° Dia.

No evento participaram milhares de jovens de todos os cantos da Associação Maranhense que irão doar as suas ferias em prol desse grandioso programa evangelístico.
A expectativa dos organizadores do projeto Missão Calebe é que 30 mil jovens se envolvam nas missões e ações sociais que serão em toda Associação Maranhense.


Objetivo:

O Projeto Missão Calebe se destina a mobilizar milhares de jovens em toda a América do Sul, desafiando-os a dedicarem parte de suas férias para fazerem evangelismo em lugares onde não há presença adventista. Ele se tornou o maior movimento de jovens dos últimos tempos. Não há dúvidas de que o programa é a estratégia de Deus para integrar a juventude no evangelismo. Portanto, urge que juntos, igreja e líderes, nos concentremos em conduzir os jovens nessa direção para que possam viver e experimentar o verdadeiro compromisso com Deus, com sua igreja e com a comunidade, ou seja, viver a “Salvação e o Serviço”. Que Deus possa utilizá-lo na grande tarefa de preparar e motivar os jovens para se encontrarem com Jesus. Deixe sua marca!

Descrição:

O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, serviço social e testemunho que desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias ao evangelismo em lugares onde não há presença adventista, para fortalecer as congregações pequenas e conquistar novas pessoas para o reino de Deus.




Confirmação na Lista de espera do Sisu na UFMA começa nesta Quinta (05)



A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão tornou público, nesta terça-feira, 3, o Edital nº 156/2018, que regulamenta os procedimentos específicos para confirmar interesse na Lista de Espera da UFMA para o segundo semestre de 2018, que consiste no preenchimento de vagas não ocupadas nos cursos presenciais de graduação, após a chamada regular do Processo Seletivo SiSU 2018.2.
A confirmação de interesse pela vaga deve ser realizada no site da UFMA, entre os dias 5 e 8 de julho. O candidato deve preencher o formulário on-line e confirmar a sua participação no processo seletivo da Lista de Espera 2018.2. Para acessar o formulário, clique aqui.
De acordo com o edital, estão aptos a realizar a confirmação eletrônica de interesse pela vaga no site da UFMA todos os candidatos que, anteriormente, manifestaram interesse no site do SiSU, no período de 22 a 27 de junho.

Ainda segundo o edital, o candidato que não realizar a sua Confirmação Eletrônica de Interesse pela vaga será considerado desistente, ficando definitivamente impossibilitado de participar das chamadas na lista de espera.
A primeira lista será divulgada no dia 11 de julho, e as matrículas serão realizadas nos dias 13,16 e 17. Para obter informações sobre os documentos necessários para realizar a matrícula, acesse o edital nº 113/2018.