quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Novo código de ética dos nutricionistas proíbe divulgação de imagens de antes e depois de pacientes



Desde o dia 4 de junho, um novo Código de Ética rege os preceitos responsabilidades, direitos, deveres e limites do exercício profissional do nutricionista. Elaborado pelo Conselho Federal de Nutricionistas, em parceria com os Conselhos Regionais de Nutricionistas, profissionais e estudantes, o documento vem substituir o antigo Código, que era de 2004. A nova resolução está em consonância com os avanços e nuances do exercício profissional do nutricionista.

Um dos novos dispositivos que causaram maior discussão na categoria está no artigo 58, que proibiu as famosas imagens “antes e depois”, ou seja, a divulgação de imagens corporais de si próprio ou de clientes, atribuindo os resultados obtidos a produtos, equipamentos, técnicas ou protocolos do nutricionista. A justificativa do Sistema CFN/CRN é que os tratamentos podem não apresentar o mesmo resultado para todos e as imagens podem oferecer risco à saúde por trazer expectativas irreais aos clientes.

“Dentro das profissões de saúde qualquer generalização é perigosa. Essa ainda mais, uma vez que induz o paciente a acreditar que apenas aquele profissional está capacitado para ajudar no alcance do resultado”, explica o presidente do CRN-6, Hillário Damázio. Ele lembra que mesmo antes da aprovação do Código de Ética, o sistema já fazia essa recomendação. “Até porque é uma prática que fomenta a autopromoção, o sensacionalismo, entre outros pontos”, explica Damázio.

Sobre esse comportamento no ambiente digital, o presidente do CRN-6 ainda lembra que mesmo se a postagem foi realizada pelo paciente, “o nutricionista como dever ético deve orientá-lo a retirar a postagem. E em caso do negativo, o profissional deve se desmarcar das postagens que possam caracterizar algum tipo de autopromoção”.

O presidente do CRN-6, Hillário Damázio, destaca que está sendo montado dentro do Conselho um setor para monitoramento das redes sociais. “Vamos ficar de olho, chamar para orientação, correção, e cumprir o nosso papel de órgão disciplinador, orientador e fiscalizador”, explica.

Dentro do novo dispositivo, Hillário Damázio esclarece que o nutricionista pode utilizar as redes sociais para trazer informação para a sociedade. “Vivemos a era da informação e o nutricionista é um promotor da saúde, então nada mais interessante e prudente do que divulgarmos informações sobre a Nutrição, destacando medidas de promoção da saúde”, explica Hillário Damázio.



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