Desde o dia 4 de junho, um novo Código de Ética rege os
preceitos responsabilidades, direitos, deveres e limites do exercício
profissional do nutricionista. Elaborado pelo Conselho Federal de
Nutricionistas, em parceria com os Conselhos Regionais de Nutricionistas,
profissionais e estudantes, o documento vem substituir o antigo Código, que era
de 2004. A nova resolução está em consonância com os avanços e nuances do
exercício profissional do nutricionista.
Um dos novos dispositivos que causaram maior discussão na
categoria está no artigo 58, que proibiu as famosas imagens “antes e depois”,
ou seja, a divulgação de imagens corporais de si próprio ou de clientes,
atribuindo os resultados obtidos a produtos, equipamentos, técnicas ou
protocolos do nutricionista. A justificativa do Sistema CFN/CRN é que os
tratamentos podem não apresentar o mesmo resultado para todos e as imagens
podem oferecer risco à saúde por trazer expectativas irreais aos clientes.
“Dentro das profissões de saúde qualquer generalização é
perigosa. Essa ainda mais, uma vez que induz o paciente a acreditar que apenas
aquele profissional está capacitado para ajudar no alcance do resultado”,
explica o presidente do CRN-6, Hillário Damázio. Ele lembra que mesmo antes da
aprovação do Código de Ética, o sistema já fazia essa recomendação. “Até porque
é uma prática que fomenta a autopromoção, o sensacionalismo, entre outros
pontos”, explica Damázio.
Sobre esse comportamento no ambiente digital, o presidente
do CRN-6 ainda lembra que mesmo se a postagem foi realizada pelo paciente, “o
nutricionista como dever ético deve orientá-lo a retirar a postagem. E em caso
do negativo, o profissional deve se desmarcar das postagens que possam
caracterizar algum tipo de autopromoção”.
O presidente do CRN-6, Hillário Damázio, destaca que está
sendo montado dentro do Conselho um setor para monitoramento das redes sociais.
“Vamos ficar de olho, chamar para orientação, correção, e cumprir o nosso papel
de órgão disciplinador, orientador e fiscalizador”, explica.
Dentro do novo dispositivo, Hillário Damázio esclarece que o
nutricionista pode utilizar as redes sociais para trazer informação para a
sociedade. “Vivemos a era da informação e o nutricionista é um promotor da
saúde, então nada mais interessante e prudente do que divulgarmos informações
sobre a Nutrição, destacando medidas de promoção da saúde”, explica Hillário
Damázio.
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