Os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão fazer consultas
por meio das redes sociais Whatsapp e Twitter, sem a necessidade de entrar
no aplicativo da instituição financeira no smartphone. O serviço está
sendo gradualmente liberado para os clientes, mas será ampliado a partir da
próxima semana. O banco também ampliou as transações financeiras que podem ser
realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão disponíveis
para quem usa a rede social.
Todas as operações serão realizadas por meio de inteligência
artificial. De acordo com o banco, a solução é pioneira no Brasil e totalmente
segura porque as informações são criptografadas de ponta a ponta. Os clientes
também poderão pedir atendimento humano para tirar dúvidas, caso necessário.
No Whatsapp, estarão disponíveis inicialmente oito
transações: consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo
de Certificado de Depósito Bancário (CDB), extrato de fundos de investimento,
rastreio e fatura de cartão. Basta o cliente adicionar o número (61) 4004-0001
em seu celular e iniciar uma conversa pelo aplicativo de bate-papo, que enviará
um código de ativação e pedirá a senha de oito dígitos (a mesma usada para
acessar a página do banco na internet).
No Twitter, o correntista poderá fazer consultas de saldo e
extrato, além de tirar dúvidas e requerer atendimento no serviço de atendimento
ao cliente (SAC). Basta enviar uma mensagem privada para o perfil da
instituição financeira (@bancodobrasil).
Ampliação
Depois de três meses de teste com cerca de mil clientes, o
Banco do Brasil ampliou as transações disponíveis pela função Messenger (comunicador
privado) do Facebook. O correntista pode realizar as seguintes transações:
consulta de extrato de conta corrente, checagem da fatura do cartão de crédito,
rastreio de cartão, poupança, CDB e fundos de investimento.
Em agosto do ano passado, o banco usou a inteligência
artificial, que responde em linguagem natural e aprende continuamente com as
interações, para tirar dúvidas na função Messenger do Facebook. A plataforma
registrou mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos. De
acordo com o BB, 30% dos atendimentos foram feitos por seres humanos.
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