sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Policial é afastado do CTA após agredir e atirar em um servidor municipal



As imagens mostram o ato de agressão covarde praticado pelo PM Eduardo da Luz Soares, lotado no Centro Tático Aéreo- CTA, contra Anderson Pereira da Silva, servidor público municipal.

O ato de agressão e tentativa de homicídio aconteceu numa loja de conveniência do Posto Itapiracó, localizado na Av. Joaquim Michel.


Além de ter sido covardemente espancado, a vítima ainda foi alvejada no pé por um dos vários disparos de arma de fogo efetuados na via pública.




Por meio de nota, nesta última quinta-feira (27), o comando do CTA, coronel Ismael Fonseca, informou que está tomando ciência dos fatos e disse que não compactua com esse tipo de comportamento e atitude. O comandante disse também que foi uma atitude isolada, que o soldado Da Luz está sendo devidamente responsabilizado e sirva de exemplo para os demais.

O Centro Tático Aéreo do Maranhão – CTA, unidade diretamente subordinada ao Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado, considerando o episódio ocorrido na madrugada do último dia 24, segunda- feira, nas dependências de uma loja de conveniências e de um posto de combustíveis no conjunto Itapiracó, nesta cidade, envolvendo o Soldado PM Eduardo da Luz Soares, lotado nesta unidade, fato esse que, ressalte-se, chegou ao conhecimento desta Direção apenas na noite de hoje, vem a público esclarecer que as agressões praticadas pelo mencionado policial contra Anderson Pereira da Silva, agressões essas que vêm sendo divulgadas nas redes sociais através de vídeos gravados pelas câmeras existentes no local, em nada coadunam com os princípios profissionais, éticos e humanos que norteiam as atividades dos integrantes do CTA-MA, bem como do Sistema de Segurança Pública do nosso Estado, ressaltando-se que a postura adotada e os atos praticados pelo servidor em questão são inadmissíveis e injustificáveis, motivo pelo qual o Soldado PM Eduardo da Luz Soares já foi desligado do Centro Tático Aéreo-MA e será apresentado ao Comando Geral da Polícia Militar para a adoção dos procedimentos penais e administrativos cabíveis.
Sempre buscando a excelência na prestação dos serviços à sociedade maranhense, a Direção deste Centro se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos que ainda se fizerem necessários.

São luis-Ma, 27 de setembro de 2018.

ISMAEL DE SOUSA FONSECA – DIRETOR DO CTA/MA





quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Câmara de São Luís se prepara para seletivo com 123 vagas



Câmara Municipal de São Luís terá de realizar até o fim do ano concurso para ocupação de até 123 vagas nos níveis médio e superior. A Resolução, que trata do concurso, foi aprovada nesta segunda-feira, 24, na Câmara e o texto deverá ser divulgado no Diário Oficial do Município nos próximos dias.
Até o momento, não foi informada qual será a entidade organizadora, os salários e as condições do concurso. Desde a década de 80 que o Poder Legislativo municipal não organizava qualquer tipo de seletivo.

Ainda segundo a Câmara, os aprovados deverão ser empossados e assumir as vagas a partir de janeiro do ano que vem. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum, existem servidores que estão atuando nas dependências do legislativo há mais de 30 nos de maneira irregular e que, para permanecer nos cargos, deverão se submeter ao certame.
Caso realmente saia do papel, o concurso deverá atrair um grande número de candidatos de São Luís de municípios maranhenses e de outras capitais.


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Clientes Hapvida terão descontos e vantagens nas Farmácias Pague Menos



O que você acha de economizar todas as vezes que precisar comprar medicamentos ou produtos farmacêuticos, e ainda ter desconto em serviços? Pensando nisso, a partir deste mês, os clientes do Hapvida receberão descontos diferenciados em produtos, medicamentos e serviços nas mais de 1.163 unidades distribuídas em todo Brasil da rede de Farmácias Pague Menos. O acordo firmado entre as duas empresas do ramo da saúde beneficiará mais de 3,8 milhões de usuários de uma das maiores operadoras do Brasil. Para usufruir de todos os benefícios da parceria, os usuários do Hapvida devem apresentar documento com foto e CPF na hora da compra. Os dados serão checados no banco de informações com os registros dos clientes do plano.

Além dos descontos, os clientes poderão ter acesso ainda às 780 salas de atendimento e prestação de serviços farmacêuticos da Clinic Farma da Pague Menos, podendo realizar o acompanhamento do tratamento prescrito pelos médicos e do autocuidado, revisão da medicação, acompanhamento de diabetes, hipertensão, risco cardiovascular, asma, programas para parar de fumar e perder peso, entre outros. Além disso, a clínica oferece também a realização de testes de verificação de pressão arterial, glicemia e bioimpedância.

O vice-presidente comercial e de relacionamento do Hapvida, Candido Junior, ressalta que iniciativas como essa promovem a saúde para a população de forma justa e acessível. “Nossa preocupação com o cliente é para além de uma boa estrutura hospitalar e clínica para atendimento. Buscamos mais possibilidades para que nossos beneficiários tenham o tratamento completo e, para isso, é fundamental ter seus medicamentos necessários mais acessíveis”, destaca.

A diretora de Relacionamento com o Cliente da Pague Menos, Aline Alves, diz que a parceria vai beneficiar o país inteiro. “É a união de dois gigantes que vai beneficiar o Brasil inteiro. Conseguiremos proporcionar descontos diferenciados e preços atrativos em medicamentos, produtos OTCs e no mix de artigos de higiene pessoal, beleza e cosméticos para os usuários do Hapvida”, celebra.

Atenção à saúde

O Hapvida acredita que para ter uma população saudável é preciso estimular a prevenção de doenças. Um exemplo disso é o Programa Viver Bem, que busca orientar pessoas com diabetes tipo 2, reforçando a importância da alimentação balanceada, controle de glicemia e da atividade física. Agora, esses beneficiários também terão uma melhora considerável no orçamento, podendo economizar muito mais na compra de medicamentos que são vitais para a sua sobrevivência.

Por saber da importância de uma gravidez saudável e bem assistida, a medicina preventiva do Hapvida criou o Nascer Bem, um programa de assistência às mães durante toda a gestação, que atende Pernambuco, Fortaleza, Belém e Bahia. O programa foi criado para acolher as gestantes com equipes multiprofissionais e toda estrutura de serviços de saúde.


Campanha de doação de órgãos é intensificada em São Luís


          Estudantes de Enfermagem da Estácio e profissionais da Central de Transplantes realizam mais uma ação em conjunto

A doação de órgãos é um ato de amor e humanidade, porém, muitos ainda são os desafios para se conseguir sensibilizar famílias sobre a importância dessa atitude tão nobre. Questões como crenças religiosas e apego à memória física de um parente que morreu dificultam, muitas vezes, o trabalho de convencimento das equipes que atuam nos hospitais a fim de receber órgãos que ainda sirvam para salvar outras vidas.

“O mais difícil para as famílias é a aceitação da morte, por isso, a abordagem é sempre muito delicada e requer preparação das equipes. A maior parte dos órgãos só pode ser doada em condições de morte encefálica, que é quando cérebro para de funcionar, mas ainda há fluxo sanguíneo nos órgãos, e aí as famílias tendem a nutrir esperanças por uma sobrevida”, lembra a psicóloga Joelina Abreu, do Hapvida Saúde. Por isso, destaca a especialista, é necessário que os profissionais envolvidos tenham muita sensibilidade e tato para não afetar ainda mais o psicológico dos parentes.

Pensando em quebrar essa barreira e incentivar a população a refletir sobre a doação de órgãos, a Central de Transplantes do Maranhão se uniu a estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio São Luís para promover uma ação em prol da conscientização por essa causa. “A Central de Transplantes sempre realiza ações com esse intuito. Pra gente, é muito positivo quando estudantes, ou seja, os futuros profissionais se envolvem nas campanhas, pois quando se formarem já serão enfermeiros diferenciados, mais atentos a essa problemática”, afirmou a coordenadora da Central, Maria Inês Oliveira.

Coordenadora da Central de Transplantes do Maranhão, Maria Inês Oliveira, ao lado da enfermeira e professora de Enfermagem Janaína Câmara 

Na ação do domingo (23), as equipes de estudantes e enfermeiros da Central de Transplantes foram ao Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, onde entregaram panfletos, material educativo e conversaram com os frequentadores, maranhenses e turistas sobre a importância da doação de órgãos. “Os estudantes que estão aqui compõem a Liga Acadêmica da Doação de Órgãos e Tecidos, que é única no Maranhão e surgiu há 3 meses, quando nós percebemos a importância de tratar desse tema de forma frequente e contínua, e não somente durante um mês de campanha, como é o Setembro Verde”, enfatizou a enfermeira da Central de Transplantes, Janaína Câmara, que também coordena a Liga Acadêmica na Estácio São Luís.

Doação

A doação de órgãos só pode ser feita, no geral, quando o doador tem morte encefálica, ou seja, quando o cérebro para de funcionar. Nesse momento, a família recebe a declaração de óbito. “Em morte encefálica, os órgãos permanecem com fluxo sanguíneo e, por isso, é possível utilizá-los em outros pacientes que esperam, muitas vezes, por um milagre”, esclarece Janaína Câmara.

No Maranhão, é possível fazer doações de rins, coração, pulmão, fígado, parte do intestino e válvulas cardíacas, em quadros de morte cerebral. Já quando uma pessoa vem a óbito e o organismo deixa de ter bombeamento sanguíneo, podem ser feitas as doações de tecidos, pele, ossos e córnea, cuja fila de espera no Maranhão tem 416 pacientes, segundo a Central de Transplantes.

Quem deseja seja um doador só precisa fazer algo bem simples: comunicar a família, pois somente os parentes, em comum acordo, podem autorizar a retirada dos órgãos. “Em todos os hospitais de São Luís, tem equipes compostas por profissionais como assistentes sociais e psicólogos, que têm toda uma preparação para abordar os parentes e consultá-los sobre a possibilidade de salvar outras vidas a partir de simples doações”, esclareceu a enfermeira Janaína.

Dia Nacional

O Dia Nacional do Doador de Órgãos é celebrado todos os anos no dia 27 de setembro, considerado o “Setembro Verde”, por causa da campanha. Na Estácio São Luís, o curso de Enfermagem fará, ao longo de todo esse dia, várias ações, como show de talentos temáticos, apresentação de peças teatrais, musicais, exibições de documentário, entre outras atividades. Na ocasião, estarão presentes a coordenadora da Central de Transplantes do Maranhão, Dra. Maria Inês, além de representantes de hospitais como Djalma Marques, o Socorrão 1; Carlos Macieira e outras instituições.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Polícia captura suspeitos de “arrastão” em casas em São Luís.



Um jovem, identificado como Taylon Borges Maia, 22 anos e Dois adolescentes foram apreendidos, nesta terça-feira (25), eles são suspeitos de integrarem um grupo criminoso que estava assaltando casas na área da Vila Industrial e residencial Ribeira, Zona Rural de São Luís.

Segundo informações da polícia, moradores entraram em contato com a Polícia Civil, por meio do 12º DP no Maracanã, denunciando que um grupo formado por mais de 10 pessoas estava invadindo as residências, realizando assaltos, em uma espécie de “arrastão”. Uma gestante chegou a ser feita refém dentro de casa durante umas das ações dos bandidos.

Polícias Civil e Militar se deslocaram até o local e houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. O trio foi reconhecido por moradores, como integrantes do grupo de assaltantes. Na operação, a polícia também apreendeu uma arma de fogo caseira.



segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Conhecidos os finalistas do Prêmio Estácio de Jornalismo 2018


O Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2018 já tem seus finalistas. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá no dia 31 de outubro, durante cerimônia de premiação, no Rio de Janeiro, no hotel Hilton de Copacabana.

Na edição deste ano, 334 reportagens participaram e 24 vão concorrer em nove categorias, com premiações variando entre R$ 10 mil (mídias regionais), R$ 15 mil (mídias nacionais) e R$ 25 mil (Grande Prêmio Estácio). O prêmio encerrou o período de inscrição para a edição 2018 e atingiu a marca de 2.145 reportagens participantes desde sua criação. O retrato desta edição mostra a força do programa em nível nacional, já que registrou a presença de participantes de 23 estados e do Distrito Federal. Destaque para os veículos regionais, que representaram 79% dos inscritos.

Os finalistas foram definidos por uma comissão composta por professores de jornalismo da Estácio de todas as regiões geográficas do país. Na etapa final de julgamento, uma Comissão de Premiação, composta por formadores de opinião de projeção nacional, terá a função de indicar os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2018 em cada categoria e também o vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo. A banca final será divulgada em breve. 

Os finalistas da Edição 2018 são:

MODALIDADE NACIONAL

INTERNET 



REPORTAGEM:
ESPECIAL CENSO EAD BRASIL - ENSINO A DISTÂNCIA: UM MERCADO EM EXPANSÃO

AUTOR(ES):
Leonardo Pujol, Fernanda La Cruz, Robson Pandolfi e Ricardo Lacerda

VEÍCULO:
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO (Porto Alegre) 




REPORTAGEM:
ABANDONADAS, ASSIM CAMINHAM AS ESCOLAS COM AS PIORES NOTAS NO ENEM

AUTOR(ES):
Leilane Menezes, Rafaela Felicciano, Lilian Tahan, Priscilla Borges, Ana Helena Paixão, Denise Costa, Michael Melo, Gui Prímola, Cícero Lopes, Joelson Miranda, Guilherme Sadeck, Allan Rabelo, Saulo Marques, Marcos Lopes e Jonatas Delforge

VEÍCULO:
METRÓPOLES (Brasília) 




REPORTAGEM:
ESTAS UNIVERSIDADES ENSINAM A VENDER CERVEJA, ABRIR CONTA E PILOTAR AVIÃO

AUTOR(ES):
Thâmara Kaoru

VEÍCULO:
UOL 


IMPRESSO



REPORTAGEM:
AUMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS ENTRE JOVENS PREOCUPA UNIVERSIDADES

AUTOR(ES):
Luiz Fernando Toledo e Fabiana Cambricoli

VEÍCULO:
O ESTADO DE S.PAULO 




REPORTAGEM:
ESTUDO INÉDITO INDICA ALTA CHANCE DE FRAUDE EM MIL PROVAS DO ENEM

AUTOR(ES):
Fabio Takahashi, Daniel Mariani, Mariana Zylberkan e Paulo Saldaña

VEÍCULO:
FOLHA DE S.PAULO 




REPORTAGEM:
SUICÍDIO LEVANTA QUESTÕES SOBRE SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DE PÓS

AUTOR(ES):
Fernando Tadeu Moraes

VEÍCULO:
FOLHA DE S.PAULO 


TV



REPORTAGEM:
PESQUISA MARTE

AUTOR(ES):
Michelle Rincon, Olinto Bezerra e equipe

VEÍCULO:
TV GLOBO 




REPORTAGEM:
GUERRILHA VIRTUAL

AUTOR(ES): Bruno Della Latta, Felipe Santana, Flavio Lordello, Nathalia Butti, Alex Carvalho e Eduardo Torres

VEÍCULO:
TV GLOBO 




REPORTAGEM:
EDUCAÇÃO DO FUTURO

AUTOR(ES):
Daniella Gemignani, João Mostacada, Maria Prata e Cassia Dian

VEÍCULO:
GLOBONEWS 


RÁDIO



REPORTAGEM:
SÉRIE: A ACADEMIA TAMBÉM PODE SER DEL(X)S - OS DESAFIOS DE TRANSGÊNEROS E TRAVESTIS NA PÓS-GRADUAÇÃO

AUTOR(ES):
Gabriel Sabóia e Paula Martini

VEÍCULO:
RÁDIO CBN (Rio de Janeiro) 




REPORTAGEM:
CRISE - A SAÍDA PELA EDUCAÇÃO

AUTOR(ES):
Emily Almeida, Márcio Rocha, Rodrigo Orengo e Rafael Santos

VEÍCULO:
RÁDIO BANDNEWS FM (Brasília) 




REPORTAGEM:
BRASIL CONECTADO - A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

AUTOR(ES):
Júlio Vieira, Mickael Barbieri e Ike Yagelovic

VEÍCULO:
RÁDIO BANDNEWS FM (Belo Horizonte) 



MODALIDADE REGIONAL

INTERNET 



REPORTAGEM:
A VITÓRIA DO ENSINO SOBRE A DISTÂNCIA

AUTOR(ES):
Jéssica Welma, Nasion Frota, Rafael Luís Azevedo, Iago Monteiro e Felp Soares

VEÍCULO:
TRIBUNA DO CEARÁ 




REPORTAGEM:
UM NOVO SERTÃO - O ENSINO SUPERIOR TRANSFORMANDO VIDAS

AUTOR(ES):
Ricardo Araújo

VEÍCULO:
TRIBUNA DO NORTE (Natal) 




REPORTAGEM:
EDUCAÇÃO, EMPREGO E FUTURO

AUTOR(ES):
Luiza Freitas e Margarida Azevedo

VEÍCULO:
JC ONLINE (Recife) 


IMPRESSO



REPORTAGEM:
A REINVENÇÃO DAS UNIVERSIDADES PARTICULARES

AUTOR(ES):
Guilherme Justino

VEÍCULO:
ZERO HORA (Porto Alegre) 




REPORTAGEM:
O MEU FUTURO É A EDUCAÇÃO

AUTOR(ES):
Marciano Bortolin

VEÍCULO:
DIÁRIO DE NOTÍCIAS (Criciúma – SC) 




REPORTAGEM:
PARA FORMAR O CIDADÃO CONTEMPORÂNEO

AUTOR(ES):
Rafael Dantas

VEÍCULO:
REVISTA ALGOMAIS (Recife) 


TV



REPORTAGEM:
FACULDADES FANTASMAS : SONHO OU PESADELO

AUTOR(ES):
Thiago Correia, José Pereira e Esther Carvalho

VEÍCULO:
TV PAJUÇARA (Maceió) 




REPORTAGEM:
SÉRIE VESTIBA

AUTOR(ES):
Renata de Andrade e equipe

VEÍCULO:
RPC CURITIBA 




REPORTAGEM:
OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

AUTOR(ES):
Paola Moraes, Letícia Ribeiro, Ricardo Andretto, Diego Lima, Elvis Marçal, Lucas Oliveira e Marcelo de Lima

VEÍCULO:
RIC TV RECORD (Maringá – PR) 


RÁDIO



REPORTAGEM:
MUITO ALÉM DO DIPLOMA

AUTOR(ES):
Queila Ariadne

VEÍCULO:
RÁDIO SUPER NOTÍCIA (Contagem – MG) 




REPORTAGEM:
TRANS: O DIFÍCIL CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO

AUTOR(ES):
Marcelo Henrique Andrade, Maria Eduarda Madu e Jonathan Dias

VEÍCULO:
RÁDIO CBN (João Pessoa) 




REPORTAGEM:
DO ABRIGO À UNIVERSIDADE

AUTOR(ES):
Eduardo Matos

VEÍCULO:
RÁDIO GAÚCHA (Porto Alegre) 


Bacharel em direito que estava preso por agredir a mãe morre no Socorrão 2



A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, o interno Roberto Elísio Coutinho de Freitas, de 53 anos, faleceu, no início da tarde de hoje (24), no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), detento estava estava internado desde a noite da última sexta-feira (21).

A SEAP comunica que, Roberto Elísio estava encarcerado em cela apropriada a internos com curso superior, na Penitenciária Regional de São Luís, onde o interno teve um ‘mal-estar’, e foi constatada a necessidade de atendimento médico, procedimento que foi realizado prontamente pela segurança da unidade prisional.



Fifa The Best: Modric bate CR7 e Salah e é eleito melhor do mundo




O croata Luka Modric foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo na temporada 2017-2018. Ele desbancou o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, para ficar com o troféu.
Modrid também acabou com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que se alternaram na primeira colocação do prêmio nas últimas dez edições. O último jogador que havia conquistado a taça antes do reinado do português e do argentino havia sido o brasileiro Kaká, em 2007.
O prêmio foi entregue a Modric pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. No palco, o jogador fez questão de agradecer torcedores e companheiros de Croácia e Real Madrid e ainda fez um compatriota chorar: o ex-jogador Zvonimir Boban.

"Obrigado aos meus fãs do mundo inteiro pelo apoio. Fico feliz pelo apoio que me deram desde sempre. Gostaria de agradecer aqueles que votaram por mim. Gostaria de mencionar o meu ídolo do futebol, capitão da Croácia na Copa de 1998, em nossa primeira participação, quando ganharmos o terceiro lugar. Aquele time mostrou que poderíamos conquistar coisas grandes e, por sorte... Tivemos a sorte de ser a mesma coisa para as próxima gerações. E mostramos que o sonho pode ser realidade", disse Modric

O jogador também fez um rápido discurso em espanhol e em croata.
- Gostaria de agradecer o meu clube, o Real Madrid, meus companheiros, os torcedores, pelo carinho que mostram sempre.
Modrid ficou com o prêmio após a ótima temporada por Real Madrid e pela Croácia. Com o time espanhol, ele foi fundamental na conquista do tricampeonato da Liga dos Campeões. Pela seleção, o jogador foi uma das estrelas da equipe que conquistou o vice-campeonato da Copa do Mundo.
Dos votos brasileiros, Modric foi escolhido o melhor do mundo pelo técnico Tite. O treinador do Brasil apontou o egípcio Salah para a segunda colocação, e o português Cristiano Ronaldo como terceiro. Já o zagueiro Miranda, que votou por ser o capitão do time canarinho, escolheu na ordem o português, o francês Mbappé e o argentino Lionel Messi.


sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Policia Militar desmente rumor de raptos de crianças na Região Metropolitana



O Comando de Segurança Comunitária / Batalhão Escolar, da Polícia Militar do Maranhão, desmentiu a informação repassada por meio de áudio no aplicativo WhatsApp por uma pessoa se identificava como professora Natália. A nota divulgada nas redes sociais é assinada pela coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro, comandante do Batalhão.

No áudio, a jovem fala que uma guarnição do Serviço de Inteligência da Corporação teria ido à Unidade de Educação Básica Paulo Freire, no município de Paço do Lumiar, para alertar a comunidade escolar sobre uma possível seita que estaria raptando crianças para matá-las. A professora chega a citar que um bebê teria sido sequestrado em uma residência na Raposa e afirma que os pais devem ter cuidado com os filhos, inclusive na ida à escola.

Em nota, a coronel Augusta Andrade garante que “se realmente alguma pessoa se dirigiu a escola e se identificou como policial militar do Serviço de Inteligência, a intenção foi a de causar pânico e transtornos à comunidade escolar, fato que mobilizou o Sistema de Segurança Pública do Estado a investigar a veracidade das informações e identificar os responsáveis”.

Concluiu afirmando que os cuidados relacionados à segurança de crianças e adolescentes devem ser reforçados e tomados por seus responsáveis em qualquer situação.


CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Polícia Militar do Maranhão, através do Comando de Segurança Comunitária / Batalhão Escolar, vem a público esclarecer que não procede a informação de que uma guarnição do Serviço de Inteligência da Corporação teria ido à UEB Paulo Freire, no município de Paço do Lumiar, alertar o corpo docente da escola sobre uma eventual seita que estaria raptando crianças para matar, áudio gravado e divulgado em grupos de aplicativo whatsapp, por uma senhora que se identificou como professora Natália.
Que, se realmente alguma pessoa se dirigiu a escola e se identificou como policial militar do Serviço de Inteligência, a intenção foi a de causar pânico e transtornos à comunidade escolar, fato que mobilizou o Sistema de Segurança Pública do Estado a investigar a veracidade das informações e identificar os responsáveis.
Vale ressaltar que os cuidados relacionados à segurança de crianças e adolescentes devem ser reforçados e tomados por seus responsáveis em qualquer situação.

São Luís, 21 de setembro de 2018

Cel QOPM Maria Augusta de Andrade Ribeiro

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Maior casamento comunitário do Estado vai reunir mil casais em São Luís



No próximo dia 22, a Corregedoria Geral da Justiça oficializará a união civil de 1013 casais do município de São Luís, por meio do projeto Casamentos Comunitários. O maior casamento comunitário do Estado também será a edição comemorativa dos 20 anos do projeto, que já regularizou a situação de mais de 110 mil casais de todo o Maranhão.
A cerimônia acontece no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 16h, devendo os casais participantes chegarem com, pelo menos, duas horas de antecedência.

Mais de 50 juízes de Direito vão participar da cerimônia, realizando individualmente o ato de união civil de cada um dos 1013 casais. A cerimônia comunitária conta com a parceria das cinco zonas de Registro de Civil de Pessoas Naturais de São Luís, que procedem à emissão das Certidões necessárias, de forma gratuita.
Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, o projeto Casamentos Comunitários tem importância tanto para a população quanto para o Poder Judiciário, oferecendo uma oportunidade gratuita para que centenas de pessoas legalizem sua situação civil e contribuindo no fortalecimento da cidadania e dignidade humana. “Neste momento o Poder Judiciário fica mais próximo do cidadão e atua em nome do Estado, na execução do seu papel de promover a paz social”, avaliou.

A coordenadora Administrativa da CGJ-MA, Thaís Muniz, explica que não é necessário o comparecimento de testemunhas na cerimônia de casamento, podendo os noivos portarem o Registro Geral (RG) para facilitar a entrega das certidões. “Esperamos que os casais compareçam com antecedência, facilitando a organização e escolha dos lugares”, aponta.

No ano passado, 890 casais participaram do Casamento Comunitário de São Luís, que teve a participação de 50 juízes de Direito do Estado na formalização dos casamentos.

CASAMENTOS COMUNITÁRIOS 

O Projeto Casamentos Comunitários foi instituído pelo Poder Judiciário maranhense em 1998, idealizado pelo desembargador Jorge Rachid. O procedimento está disposto no Provimento N° 10/2013, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), sendo os atos gratuitos. A gratuidade inclui a expedição de 2ª via do assento de nascimento ou casamento, se necessário.


STF deve retomar hoje julgamento sobre legalidade do ensino domiciliar



O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar hoje (12), a partir das 14h, o julgamento sobre a legalidade do ensino domiciliar de crianças, conhecido como homeschooling.

O julgamento foi suspenso na semana passada e houve somente o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, a favor da modalidade de ensino. Faltam os votos de mais dez ministros.
O homeschooling acontece quando os pais não matriculam seus filhos em escolas públicas ou particulares e orientam os estudos em casa.

Em seu voto, Barroso se manifestou a favor do ensino domiciliar por entender que a Constituição trata somente do ensino oficial e não há norma específica para impedir a educação domiciliar.
Argumentação
Para o ministro, alguns pais preferem comandar a educação de seus filhos diante das políticas públicas ineficazes na área de educação e dos resultados na qualidade no sistema de avaliação básica, além de convicções religiosas.

Barroso também citou que o homeschooling está presente nos Estados Unidos, Finlândia e Bélgica, entre outros países.

“Sou mais favorável à autonomia e emancipação das pessoas do que ao paternalismo e às intervenções do Estado, salvo onde eu considero essa intervenção indispensável", argumentou.

Durante o julgamento, o advogado Gustavo Saboia, representante da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), defendeu o ensino domiciliar e disse que cerca de 15 mil crianças estudam por meio desta modalidade no Brasil.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a obrigatoriedade da matrícula no ensino regular e o dever de o Estado assegurar a educação gratuita e obrigatória.



terça-feira, 11 de setembro de 2018

Ataques de 11 de Setembro completa 17 anos



A série de atentados de 11 de Setembro de 2001 completa 17 anos nesta terça-feira (11). Na ocasião morreram cerca de 3 mil pessoas, incluindo 227 civis e 19 sequestradores dos aviões. A data será lembrada hoje (11) com cerimônias nos Estados Unidos.

Na manhã do dia 11 de Setembro de 2001, 19 homens sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros. A bordo das aeronaves, os sequestradores colidiram contra as Torres Gêmeas, um complexo do World Trade Center, em Nova York.
Todos a bordo morreram e muitos dos que estavam nos prédios também. Os dois edifícios desmoronaram, depois dos impactos, atingindo os prédios ao lado. Um terceiro avião de passageiros atingiu o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na Virgínia, nos arredores da capital, Washington.

A quarta aeronave caiu em um campo aberto próximo, na Pensilvânia. Segundo investigações, a partir de registros na caixa-preta e de depoimentos de parentes, passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, provocando a queda. Não houve sobreviventes.

Impactos

A partir de então houve uma ofensiva dos Estados Unidos e países aliados lançando a chamada Guerra ao Terror, promovendo invasões ao Afeganistão para atingir o Taliban, que reuniu integrantes da Al-Qaeda.

O então presidente norte-americano George W. Bush lançou uma guerra contra os países que considerava inimigos dos Estados Unidos. Segundo ele, essas nações apoiavam o terrorismo e mantinham armas de destruição em massa, tendo como referências do chamado “eixo do mal”: Coreia do Norte, Irã e Iraque.
Na ocasião, os norte-americanos aprovaram leis para aumentar o rigor antiterrorismo e vários países fizeram o mesmo. Houve efeito também na economia com o fechamento das bolsas de valores e prejuízos nas indústrias.

O prédio do Pentágono, também atingido por um dos aviões, foi reconstruído e virou uma espécie de símbolo. Em 2006, o processo de reconstrução foi iniciado no local do Word Trade Center, em Nova York, para que no local fossem levantados edifícios de escritórios.

Em homenagem ao voo 93, desviado na Pensilvânia, e que estava programado, segundo investigações, para atingir a sede do governo dos Estados Unidos, foi construído um memorial.

Por: Agência Brasil


Cantor maranhense Kelvin Bruno vence "batalha" e segue no The Voice Brasil.



Kelvin Bruno colocou o espanhol para jogo em uma apresentação inesquecível de 'Tuyo', de Rodrigo Amarante, música abertura da série de grande sucesso, Narcos. 
Na batalha, o maranhense enfrentou Helen Cristina, do Time Brown, que arrasou no falsete ao som de 'Super Duper Love', de Joss Stone.

"Sua voz é muito linda, sabia? E é impressionante como você canta diversos segmentos diferentes, com uma coisa muito peculiar e muito afinada, de muito bom gosto", comentou Ivete Sangalo.
Mas como só um pode ficar, o público escolheu e foi ele! Kelvin Bruno venceu a batalha com 68,73% dos votos e com isso, o cantor maranhense passa para a próxima etapa do reality. 

Ludovicense, de apenas 26 anos, Kelvin Bruno conquistou os técnicos na audição ao cantar 'Quero Ser Feliz Também', da banda Natiruts. Na fase de batalhas, o cantor maranhense colocou o seu inglês para jogo ao arrasar em uma perfomance do clássico 'Clocks', da banda inglesa Coldplay.  


terça-feira, 4 de setembro de 2018

Gasolina estará mais cara a partir desta quarta-feira (05).



Foi anunciado nesta terça feira (04) pela Petrobras o aumento dos combustíveis partir desta quarta-feira (5), para as refinarias. O litro da gasolina ficará 1,68% mais caro, passando de 2,1704 reais para 2,2069 reais.

Semana anterior, a Petrobras havia anunciado aumento de 13% do diesel nas refinarias, levando em conta a alta do dólar no mês de agosto. Esse foi o primeiro reajuste desde junho, quando os preços foram congelados a 2,0316 reais o litro como parte da subvenção econômica oferecida pelo governo para acabar com a greve dos caminhoneiros.

O diesel está com o preço estável, a 2,2964 reais até o próximo reajuste em outubro.

Incêndio destruiu acervo único sobre história africana, diz curadora



Kumbukumbu é uma palavra da língua africana swahili que resgata uma dimensão do passado que abre caminho para o futuro. Por esse simbolismo, a expressão dava nome à exposição sobre a arte africana do Museu Nacional, uma das que foram completamente destruídas pelo incêndio de domingo (2), no Rio de Janeiro.

Entre as 185 peças expostas e consumidas pelo fogo estava o Trono de Daomé, reino africano que traficou pessoas escravizadas e tinha o Brasil como um de seus principais comparsas. 
A sandália e a toca real também estavam expostas como registros do reino que deixou de existir ao ser dominado pelos franceses em 1904.
As peças foram um presente do Rei Adandozan a D. João VI, em 1811, e estava no acervo do museu desde sua fundação. Essa coleção faz parte de um acervo com um total de 700 peças, que inclui o que estava na reserva técnica.
Praticamente tudo se perdeu, segundo a curadora da exposição, Mariza Soares. O catálogo da exposição está disponível online.

Tecidos alaka, feitos em tear na costa ocidental da África na primeira metade do século XX, são outras peças de destaque da exposição, que também contava com uma presa de marfim esculpida no século XIX na Bacia do Rio Congo. A presa de elefante era considerada uma das maiores já expostas em um museu.

Resistência das religiões

Uma das partes mais importantes da exposição era a que contava pouco da resistência das religiões de matriz africana no Brasil, com objetos ritualísticos do candomblé, que foram confiscados pela polícia do Rio de Janeiro desde o império, quando a prática da religião era proibida por lei.
Diretor do Museu Nacional durante o Século XIX, Ladislau Netto pediu à Polícia da Corte que encaminhasse os objetos apreendidos para estudo no museu, e assim começou a se formar a coleção que preservava antigas técnicas de metalurgia e da arte em madeira que confeccionaram os materiais usados nas práticas religiosas da última geração de africanos traficados para Brasil e de seus descendentes diretos.
A exposição contava ainda com importantes estatuetas de orixás esculpidos em madeira pelo artista popular Afonso de Santa Isabel e adicionadas ao acervo entre 1940 e 1950.
Os objetos faziam parte da coleção de Heloisa Alberto Torres, ex-diretora do museu que viajou à Bahia no Século XX para reunir objetos das principais casas de candomblé do recôncavo baiano.
A curadora da Kumbukumbu conta que o trabalho feito na montagem da exposição buscou revalorizar a cultura africana e, ao mesmo tempo, discutir as relações raciais no Brasil, país que mais demorou a abolir a escravidão.
"Foi uma oportunidade incrível justamente para a gente recuperar toda uma discussão a respeito das relações raciais no Brasil, da importância do estudo da história da África para se entender o Brasil, de se discutir a questão da escravidão e como ela impacta de forma muito negativa a sociedade brasileira", lembrou a pesquisadora, enquanto acompanhava o trabalho dos bombeiros nos escombros do Museu Nacional.

Museu suburbano

Apesar de ser famoso por ter abrigado a residência da família imperial, o Museu Nacional é parte do subúrbio carioca, e a Quinta da Boa Vista, onde ele fica, é uma das principais áreas de lazer dessa região da cidade.
Localizado na zona norte do Rio de Janeiro e vizinho de comunidades como a Mangueira e o Tuiuti, o Museu Nacional recebia muitas visitas de escolas públicas e tinha acesso fácil para moradores da periferia, que podiam usar o trem e o metrô para chegar ao local partindo de diversos pontos da zona oeste, zona norte e Baixada Fluminense.

"Buscamos trazer também uma discussão sobre a pobreza no Brasil, onde a população negra é um percentual imenso da população pobre, da população carcerária e da população assassinada", disse a curadora, que lamentou a destruição de um acervo que tinha características únicas, mesmo se comparado a grandes museus do mundo.

"A nossa coleção tinha uma parte que chegou como um presente para Dom João, então era uma coleção muito antiga e muito valiosa. A gente pode recuperar um inventário do que existiu, mas o que existiu está perdido. Agora e para todas as gerações que virão".
Professor da etnologia, departamento que abrigava a exposição, Antônio Carlos de Souza Lima acrescenta que também foram perdidas peças indígenas de tribos que não existem mais, artefatos maoris, jades indianas e até uma armadura samurai.
"A perda da etnologia é irreparável. Isso é resultado de décadas de descaso das elites políticas. É um retrato do que a elite financeira e política pensa do que é o Brasil", finalizou.



segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Nenhum estado brasileiro atinge meta do IDEB para o ensino médio




O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio brasileiro está cada vez mais longe dos seus objetivos. Nenhum estado atingiu a meta que tinha para 2017 no ensino médio e cinco ainda registraram queda na nota. Se em 2013 a distância entre a qualidade esperada e a obtida era de 0,2 ponto, agora esse abismo mais que quadruplicou: 0,9 ponto separa o Ideb proposto para 2017 (de 4,7) do resultado alcançado pelo Brasil, de 3,8. O índice é ligeiramente maior que a nota de 3,7 da edição anterior da avaliação, em 2015.



Os dados do Ideb, principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil representado numa escala de 0 a 10, foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O Rio de Janeiro está entre os estados que tiveram diminuição no Ideb, ao lado de Amazonas, Roraima, Amapá e Bahia.

O índice é calculado a cada dois anos para os anos inciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio. Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.
A situação, porém, também é grave nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), em que o Brasil teve aumento do Ideb, de 4,5 para 4,7, mas sem atingir a meta de 5. No recorte estadual, 20 unidades da Federação estão na mesma situação, abaixo do patamar projetado, e Minas Gerais registrou queda no indicador. Pará, Rio Grande do Norte e São Paulo estagnaram, com notas idênticas às obtidas na última avaliação.



A única etapa em que o Brasil está com menção acima da meta é o ensino fundamental nos anos iniciais (5º ao 9º ano). O Ideb dessa fase escolar atingiu a nota prevista para 2017 de 5,5 pontos ainda em 2015, tendo saltado para 5,8 na avaliação do ano passado. Mas três estados estão em sinal de alerta porque, ao contrário do indicador médio do país, não conseguiram alcançar a meta: Rio de Janeiro, Amapá e Rio Grande do Sul.

PRIVADAS NÃO ATINGEM META EM NENHUMA ETAPA ESCOLAR

Embora à frente da rede pública nas notas do Ideb, a rede particular de ensino no Brasil não atingiu as metas estipuladas para ela em nenhuma das etapas avaliadas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a distância foi pequena entre a nota obtida (7,1) e a proposta (7,2). Nos anos finais, a menção foi de 6,4, ante a projetada de 7. O ensino médio revela uma distância maior: Ideb de 5,8 para uma meta de 6,7.



A rede particular de nenhum estado conseguiu atingir a meta no ensino médio. Roraima chegou a registrar queda no Ideb, de 5,6 para 5,4 entre 2015 e 2017, com meta para este ano de 6. Nos anos finais do ensino fundamental, 23 estados ficaram aquém do patamar estipulado, e o indicador caiu em Goiás, de 6,3 para 6,2. Nos anos iniciais, o conjunto de escolas privadas de onze estados também ficaram abaixo da meta.
O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio, que agrega conhecimentos demonstrados pelos estudantes em português e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação ao longo do período escolar. Pela primeira vez, a avaliação do ensino médio público foi censitário, e não por amostra. A rede privada participou por adesão.



Em 2017, 41.515 escolas nos anos iniciais do ensino fundamental, 25.530 nos anos finais e 9.597 do ensino médio tiveram o Ideb calculado. Outras 5.241 dos anos iniciais, 10.147 dos anos finais e 10.028 de ensino médio não tiveram o indicador medido. Elas ficaram de fora porque não registraram o mínimo de 80% dos matriculados na prova do Saeb. Os dados dos estabelecimentos, segundo o Inep, referem-se à rede pública, com exceção do ensino médio, em que entram colégios privados na conta.