terça-feira, 31 de outubro de 2017

Com modificações projeto que regulamenta UBER é aprovado no Senado- Blog Silvio de Oliveira

O Senado aprovou na noite de hoje (31) o projeto que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte no país como Uber, Cabify e 99. Os senadores aprovaram o texto que veio da Câmara com duas principais alterações: retiraram a exigência da chamada placa vermelha e a obrigatoriedade de que os motoristas sejam proprietários dos veículos que utilizarem para a comercialização do serviço.
Como foi alterada, a proposta precisa agora ser apreciada novamente pelos deputados. Na votação, os parlamentares aprovaram duas emendas acolhidas pelo relator, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), e rejeitaram outras sugestões de alteração do texto, como a que limitava a 5% o valor cobrado pelas empresas aos motoristas de aplicativos. O texto-base do projeto foi aprovado por 46 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção. As demais votações foram feitas de forma simbólica, o que gerou confusões e discordâncias em plenário sobre o procedimento conduzido pelo presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Tensão
Durante a discussão do projeto, protestos na Esplanada dos Ministérios ao longo da tarde reuniram 3 mil pessoas, entre taxistas e motoristas de aplicativos. Duas confusões foram registradas pelas forças de segurança, que chegaram a reter o trânsito por alguns minutos. Em uma delas, os taxistas que se dirigiam em direção aos motoristas de aplicativos foram contidos com spray de pimenta pela Polícia Militar, que prendeu um motorista por desacato.
Dentro do Congresso, o clima também ficou tenso. Em um dos corredores do Senado, o diretor de comunicação da empresa Uber, Fabio Sabba, foi agredido com um tapa no rosto enquanto concedia entrevista a um jornalista. Por meio de nota, a Uber repudiou o episódio e informou que o funcionário passa bem e registrou boletim de ocorrência na delegacia do Senado. "A Uber considera inaceitável o uso de violência. Acreditamos que qualquer conflito deve ser administrado pelo debate de ideias entre todas as partes", afirmou.
Por: Agencia Brasil

Assembleia Legislativa autoriza concurso com 1.000 vagas para Saúde- Blog Silvio de Oliveira


Foi aprovado na segunda-feira (30), pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o Projeto de Lei nº 270/2017, que autoriza a criação de 1.000 vagas para emprego no quadro efetivo  da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), responsável pela gestão de 70% das unidades de saúde da rede estadual de saúde. De autoria do Governo do Estado, o projeto prevê vagas e cargos de nível médio e superior.

O projeto aprovado, por unanimidade, apresenta salários entre R$ 1.000,00 e R$ 7.425,31. “O governo Flávio Dino vai fortalecer a rede de saúde estadual com a criação de mil vagas, inclusive para enfermeiros generalistas e médicos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. Autor do requerimento que solicitava a criação dos cargos, o deputado Othelino Neto, destacou a aprovação do Projeto de Lei. “A realização do concurso da Emserh é muito importante porque reforça as equipes que atuam na saúde e é a forma mais legítima e democrática de investidura no serviço público”, destacou o vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Com a presença de 24 dos 42 deputados estaduais que formam o parlamento da Casa, o PL 270/17 recebeu ainda uma emenda do deputado estadual Levi Pontes, que também é o relator do projeto e presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.  “Incluí uma emenda que mantém as mil vagas, mas reorganiza a quantidade destinada aos enfermeiros, atendendo ao apelo da classe. A medida foi prontamente atendida pelo governo do estado”, destacou o parlamentar.

A criação de empregos no quadro efetivo da Emserh vai preencher uma lacuna de 25 anos, já que o último concurso para a saúde aconteceu em 1992.  A proposta prevê que as vagas devem ser distribuídas de acordo com as necessidades das respectivas unidades sob-responsabilidade da Emserh, estabelecendo ainda que a carga horária e os vencimentos dos profissionais devem obedecer à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como à legislação que rege o trabalho de cada categoria.

Por: MA.gov

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Criminalidade cai 20% em São Luís entre 2015 e 2016, diz estudo nacional- Blog Silvio de Oliveira


A cidade de São Luís teve queda de 20,5% nos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais entre 2015 e 2016. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira (30).

Esses crimes incluem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte). Houve queda em todos os índices.

De acordo com o estudo feito em todo o Brasil, São Luís teve a quarta maior redução entre todas as capitais do Brasil. Além disso, outras 12 capitais tiveram aumento no índice desses crimes.
São Luís também destoou da média nacional, que teve alta de 3,8% nesses crimes entre 2015 e 2016

De acordo com levantamentos, os homicídios na capital maranhense caíram 15,4%. A lesão corporal seguida de morte diminuiu 63,9%. Os latrocínios tiveram redução de 52,5%.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Desde 2015, o Maranhão vem investindo fortemente em Segurança Pública, atingindo o recorde de 12 mil policiais no Estado. Já foram entregues mais de 830 viaturas, delegacias vêm sendo construídas e reformas e as forças de inteligência têm sido equipadas e valorizadas.


Uber poder ter serviços restringidos por Lei- Blog Silvio de Oliveira


Na próxima terça-feira, 31, entra em votação no senado a PLC 28/2017 que pode colocar fim nos aplicativos que facilitam a mobilidade urbana com preços mais acessíveis. 

Os senadores alegam a necessidade de regulamentar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, porém, as medidas que serão votadas, se aprovadas, podem extinguir este aplicativo que além de empregar 500 mil motoristas, auxilia 17 milhões de pessoas em todo Brasil.

Conheça as medidas:

Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis;

Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem;

Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida;

Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros;

Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas;

A página do Uber lançou uma campanha contra a ementa, saiba mais aqui.


sábado, 28 de outubro de 2017

Estado do Maranhão é o 2º com mais grávidas de até 17 anos- Blog Silvio de Oliveira


Essa realidade alcança inúmeras meninas no Brasil e principalmente no Maranhão. Isso porque o estado aparece na 2ª posição no ranking dos estados do Nordeste com maior quantidade de mulheres grávidas até os 17 anos, proporcionalmente à quantidade de mulheres que deram à luz.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das mulheres que residiam no Maranhão e que tiveram filhos no ano de 2015 (107.609 casos), 13.184 não haviam alcançado a maioridade. Isso representa 12,3% do número de mulheres que gestaram no ano.
Dados do IBGE

O Maranhão perde somente para Alagoas, que, das 51.339 mulheres que gestaram no estado, 6.925 tinham menos de 18 anos, representando 13,5% dos partos. O dado é alarmante e preocupa pelas consequências que traz tanto para as crianças – que nascem em ambientes familiares fragilizados –, quanto para as mães, que sentem o corpo e as responsabilidades serem alterados antes do tempo.
O risco de se engravidar na adolescência reside no fato de o estado hormonal da mãe ainda estar em fase de maturação. É o que garante a ginecologista obstetra Lícia Kercia, que atende pela Rede Hapvida Saúde.
“Quando a gravidez acontece mais perto da menarca, que é a primeira menstruação da mulher, o organismo ainda está se adaptando ao controle hormonal. Quando se instaura a gravidez, o corpo passa a produzir um turbilhão de hormônios que trarão várias alterações no corpo da menina, como volume de sangue e o funcionamento dos rins”, explica.

Para a psicóloga Yullia Marizia, as consequências dizem respeito, principalmente, às limitações psicológicas pelas quais essa “nova mãe” terá de enfrentar. “Antes era comum às mulheres casarem cedo e engravidarem no período adolescente, mas hoje a configuração social tornou bem delineadas as etapas da vida. Infância, adolescência, vida adulta e velhice. A adolescência é o momento de autoconhecimento. É quando o indivíduo se dá conta de que a vida passa e que as responsabilidades chegarão em breve”, esclarece.
Estrutura familiar
Ainda segundo a ginecologista obstetra Lícia Kercia, um dos principais motivos de haver tantas meninas engravidando tão cedo é a falta de estrutura na família. Ela conta que a banalização do sexo leva meninas e meninos a iniciar a vida sexual cada vez mais cedo.
“Seja por influência da mídia, seja por influência dos amigos, hoje é ‘careta’ ser virgem. Por isso, nosso trabalho é sempre de esclarecer que sexo tem que ser feito com responsabilidade e que ele traz consequências”, diz.

Um agravante também é a falta de informação. Muitas meninas acham que a utilização frequente da pílula do dia seguinte como método contraceptivo é suficiente, mas a ginecologista pondera que, quando prolongado, o uso pode não surtir o efeito desejado.
“Elas acabam ignorando a questão da proteção. Geralmente, elas partem para o uso da pílula do dia seguinte, e o uso frequente acaba aumentando o índice de gravidez. Isso porque, a cada vez que ela toma, a segurança reduz em 2% a eficácia do contraceptivo, reduzindo o potencial de prevenção desse método”, pontua.

Apoio faz a diferença

Brenda Mendes e Tayna Castro, as personagens desta matéria, afirmam que passaram por problemas, mas as duas repetiram uma palavra que fez toda a diferença na vida delas: Apoio. “As pessoas acham que, quando se tem um filho cedo, a vida acaba, mas comigo isso não aconteceu. Tenho tempo para estudar e também para passar com minha filha. Mas tive muito apoio dos pais, o que me ajudou muito”, lembra Tayna Castro.
Frente às dificuldades, o que mais elas receberam da família e amigos foi apoio, realidade nem sempre presente na história de outras garotas que engravidaram cedo. É o caso de Clara, que preferiu não identificar o sobrenome. Ela teve um filho aos 17 anos e comenta que, embora não tenha sido expulsa de casa, não recebeu apoio da família e nem de amigos próximos.
“Me senti sozinha e, no lugar onde deveria encontra auxílio, dei de cara com olhares de reprovação e palavras de desânimo. O que tive de fazer foi permanecer firme com a gravidez apesar de todas as dificuldades”, revela com tristeza. Clara, de 22 anos, atualmente mora sozinha com seu filho, que tem hoje 5 anos de idade.

Informação sobre anticoncepcional

Para especialistas, a informação ainda é a melhor forma de prevenção. A aliança entre família e escola pode ser de extrema importância para a conscientização desses adolescentes.
“As escolas podem ajudar a esclarecer pontos como a imensa gama de opções de métodos anticoncepcionais que podem prevenir. Além disso, as mães precisam conversar bastante com suas filhas e mostra a elas como proceder nessas situações. Conversar com os meninos também é essencial para orientar quanto ao sexo indiscriminado”, declara.
A psicóloga Yullia confirma que a conversa entre pais e filhos é sempre o melhor caminho e aponta que, quando esse diálogo começa desde cedo, os impactos são indefinidamente menores. “É algo mais que certo: conversar e manter diálogo sobre sexualidade diminui em muitos níveis os riscos de um indivíduo cometer deslizes inconsequentes”, afirma.

Por: O Imparcial

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Flavio Dino Promete edital em breve da Policia Civil- Blog Silvio de Oliveira


Reprodução

Através do seu Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino, informou a abertura das inscrições para o concurso da Polícia Militar e aproveitou a oportunidade para dizer a todos que o próximo edital previsto para sair é o do concurso para vagas na Polícia Civil do Estado. Confira a informação:
Inscrições para concurso da PM começam amanhã. Boa sorte aos candidatos. Em breve, edital da Polícia Civil.
— Flávio Dino (@FlavioDino) 26 de outubro de 2017


Em uma entrevista à rádio concedida por Dino, no dia 21 de setembro, o gestor informou sobre a abertura do concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Aged, e também afirmou que todos os editais devem sair até o início de 2018.


Dino, encaminhou a proposta de Lei Orçamentária para o ano de 2018 à Assembleia Legislativa do Maranhão. De acordo com a proposta para 2018, serão investidos cerca de 677 milhões para garantir média de 931 novas contratações em nove secretarias da administração direta e indireta. As vagas serão disponíveis por meios de concursos públicos e seletivos, para nível superior e médio.



Fifa reconhece títulos mundiais de Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo


Fifa decidiu reconhecer como campeões mundiais os clubes que venceram o antigo Mundial Interclubes, confronto disputado de 1960 a 2004 entre o campeão sul-americano e europeu. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, em reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia. Passam a ser considerados campeões mundiais, portanto, as seguintes equipes brasileiras:

Santos - 1962 e 1963
Flamengo - 1981
Grêmio - 1983
São Paulo - 1992 e 1993

A solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da Conmebol. Pelo Twitter, o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, confirmou a decisão da Fifa e divulgou a carta em que solicitou o reconhecimento a Gianni Infantino, em junho.

 Agradeço a aprovação pelo conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes - escreveu Alejandro
O reconhecimento da Fifa reforça a possibilidade de que o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões volte a acontecer. O Mundial de Clubes organizado pela entidade em 2000 pela primeira vez e depois continuamente desde 2005 passaria a ser disputado de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que seria extinta - essa mudança deve ser somente a partir de 2021.

 Na nova Conmebol, fixamos como um dos eixos de mudança fazer justiça pelo futebol sul-americano, inclusive indo além do judicial. Hoje vemos refletidos nossos esforços em um justo reconhecimento que a Fifa faz aos clubes sul-americanos e europeus, que ganharam a Copa Intercontinental e tradicionalmente foram considerados campeões do mundo. Em nome da Conmebol, parabenizamos os diretores, comissões técnicas e jogadores dos clubes reconhecidos, e, claro, a todos os torcedores e muito especialmente aos que pertenceram aos elencos vencedores e deixaram a marca do futebol sul-americano na história do futebol mundial - afirmou o presidente da Conmebol, em nota divulgada no site oficial da entidade.
Copa Rio não entra na pauta da Fifa
No total, foram realizadas 43 edições do extinto Mundial de Clubes. Em 1975 (Bayern de Munique x Independiente) e 1978 (Liverpool x Boca Juniors), as partidas não aconteceram porque as equipes não chegaram a um acordo no que diz respeito à data - não houve vencedores, portanto. Em compensação, em 2000, dois clubes foram campeões mundiais: o Boca Juniors (agora reconhecido) e o Corinthians (que venceu o primeiro Mundial Interclubes organizado pela Fifa).
Os títulos da Copa Rio de 1951 e 1952, conquistados por Palmeiras e Fluminense, respectivamente, são exemplos de competições entre equipes de países diferentes que não entraram na pauta da Fifa. A entidade chegou a reconhecer o Palmeiras como campeão mundial durante o processo de organização da Copa do Mundo de 2014, mas depois voltou atrás e passou a usar eufemismos como "primeiro campeão global".

A partir de agora, o São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos mundiais reconhecidos pela Fifa. São três: 1992, 1993 e 2005. Santos (1962 e 1963) empatou com o Corinthians (2000 e 2012). E Flamengo (1981) e Grêmio (1983) se igualaram ao Internacional (2006).

Confira todos os campeões do antigo Mundial de Clubes:

1961 - Peñarol
1962 - Santos
1963 - Santos
1964 - Inter de Milão
1965 - Inter de Milão
1966 - Peñarol
1967 - Racing
1968 - Estudiantes
1969 - Milan
1970 - Feyenoord
1971 - Nacional-URU
1972 - Ajax
1973 - Independiente
1974 - Atlético de Madrid
1976 - Bayern de Munique
1977 - Boca Juniors
1979 - Olímpia
1980 - Nacional-URU
1981 - Flamengo
1982 - Peñarol
1983 - Grêmio
1984 - Independiente
1985 - Juventus
1986 - River Plate
1987 - Porto
1988 - Nacional-URU
1989 - Milan
1990 - Milan
1991 - Crvena Zvezda
1992 - São Paulo
1993 - São Paulo
1994 - Vélez Sarsfield
1995 - Ajax
1996 - Juventus
1997 - Borussia Dortmund
1998 - Real Madrid
1999 - Manchester United
2000 - Boca Juniors
2001 - Bayern de Munique
2002 - Real Madrid
2003 - Boca Juniors
2004 - Porto

Por: Globo Esporte




quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Inscrição para concurso da PM começa nesta sexta (27) - Blog Silvio de Oliveira


Foram divulgadas nesta quinta-feira (26) as alterações no edital do concurso com 1.214 vagas para o concurso público da Polícia Militar do Maranhão. As inscrições começam nesta sexta-feira (27).

Com as alterações, Caxias e Imperatriz foram incluídas como cidades onde as provas objetivas também serão aplicadas, além de São Luís. A inclusão facilita a vida dos candidatos que moram nessas regiões, que não vão precisar gastar tempo e dinheiro com deslocamentos até a capital.
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17, a partir das 10h desta sexta-feira até as 10h do dia 30 de novembro deste ano, no horário de Brasília.

O concurso da PM oferece vagas nas carreiras de soldado e tenente, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.

As provas objetivas para cargos com nível superior serão no dia 28 de janeiro de 2018, pela manhã. As provas para cargos de nível médio serão no mesmo dia, mas pela tarde.
O concurso vai ampliar o número de policiais no Estado, que já chegou ao recorde de 12 mil profissionais com as nomeações feitas a partir de 2015.

Ascom Governo do Estado

Projeto de Lei prevê concurso para mil vagas na área da Saúde no Maranhão- Blog Silvio de Oliveira


O governador Flávio Dino encaminhou à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) Projeto de Lei que cria mil vagas de emprego, por meio de concurso público, nas mais diversas áreas da saúde.
O Projeto de Lei nº 270 de autoria do Executivo estadual propõe a criação de empregos para o quadro efetivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), responsável pela gestão de 45 unidades de saúde em São Luís e no interior do Estado. As vagas, destinadas a profissionais com nível médio e superior, oferecem salários entre R$ 1.00,00 e R$ 7.425,31.
A proposta prevê que as vagas devem ser distribuídas de acordo com as necessidades das respectivas unidades sob-responsabilidade da Emserh, estabelecendo ainda que a carga horária e os vencimentos dos profissionais devem obedecer à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como à legislação que rege o trabalho de cada categoria.

Mais concursos em 2018

Dando continuidade à política de ampliação dos serviços públicos com mais qualidade para a população, o governador Flávio Dino encaminhou à Assembleia, no início de setembro, dentro do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) para o ano que vem, a criação de  mais de 931 vagas em 9 secretarias e órgãos da administração estadual para profissionais com nível médio e superior.
O reforço com a contratação de pessoal foca em áreas prioritárias, tais como Sistema Penitenciário, com proposta de criação 120 novas vagas, além de 457 vagas para a educação, 51 oportunidades para Direito do Cidadão e do Consumidor, dentre outros.
Em 2017, o governador Flávio Dino autorizou Concurso Público para preenchimentos de 1.215 vagas para Polícia Militar do Maranhão, 10 vagas para o Procon, ambos por meio de concurso público, além de centenas de outras vagas em seletivos para mais diversas áreas, a exemplo da educação e sistema penitenciário

Estrutura das Vagas para Concurso Público da Emserh
Biomédico: 15 vagas
Bioquímico:  10 vagas
Enfermeiro UTI – Adulto: 40 vagas
Enfermeiro UTI Pediátrica/Obstetra/Neonatal: 30 vagas
Farmacêutico: 60 vagas
Fisioterapeuta: 28 vagas
Fisioterapeuta UTI Pediátrica-Neonatal: 10 vagas
Fonoaudiólogo: 15 vagas
Nutricionista: 20 vagas
Odontólogo: 15 vagas
Psicólogo: 15 vagas
Terapeuta Ocupacional: 15 vagas
Técnico de Enfermagem: 560 vagas
Técnico em saúde bucal: 26 vagas
Médico cardiologista: 8 vagas
Médico – clínica médica: 9 vagas
Médico – endocrinologia: 13 vagas
Médico  – ginecologia e obstetrícia:  9 vagas
Médico – ortopedia: 7 vagas
Médico – pediatria: 10 vagas
Médico-psquiatra: 4 vagas

Área administrativa da Emserh
Advogado: 2 vagas
Analista administrativo: 44 vagas
Jornalista: 5 vagas
Assistente administrativo: 30 vagas


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Rodoviários tem intenção de fazer paralisação nesta Sexta (27)- Blog Silvio de Oliveira




Nesta quarta-feira (25) Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informou que vai parar as atividades em forma de advertência por três horas, em São Luís. A paralisação acontecerá de nove da manhã ao meio dia. A decisão foi tomada em reunião realizada hoje pela manhã.

Em nota, o sindicato afirmou que o protesto é contra “os constantes atrasos nos pagamentos de salários e de outros benefícios […] como o ticket alimentação”. “Os atrasos constantes nos salários e em outros benefícios causam inúmeros transtornos à categoria, composta por pais e mães de família e que precisam honrar com os compromissos”, enfatizou o presidente do sindicato, Isaias Castelo Branco.

Confira a nota logo abaixo:

O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que nesta sexta-feira (27), a categoria irá cruzar os braços por três horas na capital. De nove da manhã ao meio-dia, os ônibus vão parar de rodar. A decisão foi tomada pelo Presidente, Isaias Castelo Branco e diretores da entidade, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira.

Os motivos que levaram o Sindicato dos Rodoviários a incentivar que os trabalhadores cruzem os braços, são os constantes atrasos nos pagamentos de salários e de outros benefícios, que a categoria tem direito, como o ticket alimentação. As empresas têm ciência, que os salários devem ser pagos até o quinto dia útil do mês, esta, inclusive, é uma das clausulas da Convenção Coletiva de Trabalho, mas praticamente todos os meses, os empresários, descumprem a determinação.

Atualmente, são cerca de seis mil Rodoviários, que exercem a atividade no transporte público de São Luís, que sofrem as conseqüências, por conta destes constantes atrasos. São motoristas, cobradores e fiscais que vão ao Sindicato todos os dias e denunciam a falta de compromisso dos empresários.
Além das questões que envolvem a pauta local, a paralisação por três horas, no dia 27, também é uma reposta à aprovação da Reforma Trabalhista, que deve entrar em vigor nos próximos dias. 

O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão reivindica os interesses da categoria, mas também apoia o movimento, organizado em São Luís por diversas entidades, entre elas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTTT, que deve ser marcado pela manhã, por um grande ato na Praça Deodoro e a tarde, o Encontro de Entidades, que acontecerá a partir das 14 horas, na sede do Sindicato dos Rodoviários. O movimento tem o intuito de defender as conquistas dos trabalhadores brasileiros e forçar o Governo Temer, a modificar as regras da Reforma Trabalhista, que mais parece querer escravizar os brasileiros.


Ascom Sind. Rodoviários – MA

Fapema abre processo seletivo para monitoria na Feira do Livro de São Luís- Blog Silvio de Oliveira


A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com edital aberto para seleção de monitores para a Feira do Livro de São Luís (FeliS). O maior evento literário do Maranhão, realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, acontece no período de 10 a 19 de novembro no Centro Histórico, com uma programação que envolve palestras e apresentações culturais, lançamentos de livros, exposição, espaço infantil e uma série de atividades literárias com convidados de renome nacional.
A chamada pública do Governo do Estado tem com o objetivo disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência através da linha de ação "Popularização da Ciência" e no âmbito do programa "Mais Divulgação". As inscrições, bem como todas as informações sobre a seleção, estão disponíveis no site da Fundação no endereço da FAPEMA As inscrições ficam abertas até o dia 02 de novembro.

Estão sendo ofertadas 70 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, mais cadastro de reserva de 35 vagas, obedecendo à ordem sequencial de inscrição. Cada monitor receberá alimentação referente ao seu turno e uma ajuda de custo de R$ 200,00, para despesas com transporte. Além da ajuda de custo os monitores receberão ainda certificado de participação que contará como atividade extracurricular (40h).

Os monitores selecionados deverão participar de Minicurso de Treinamento a ser realizado antes do evento em local e data a confirmar, para qualificação no atendimento e designação de tarefas. A participação no minicurso é pré-requisito obrigatório para integrar a equipe de monitoria, não havendo participação ocorrerá substituição imediata do monitor por outro do cadastro de reserva.

SOBRE A FELIS

A 11º FeliS tem como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira que este ano completa 100 anos de falecimento. O evento irá refletir sobre a literatura feminina. A cada edição, a FeliS é organizada em torno de uma temática construída coletivamente entre as diversas instituições parceiras na formatação do tema, definição do nome de patrono, homenageados, eixos temáticos, planos de divulgação, apoio institucional, estratégias de viabilização, projeto arquitetônico e ambiental.

Por: Assessoria 


PROCON/MA notifica Internacional Marítima e SERVIPORTO para reduzirem tarifas de passagens do Ferry-Boat- Blog Silvio de Oliveira

Foto: Reprodução

O PROCON/MA notificou, na última semana, a Internacional Marítima e a SERVIPORTO para reduzirem as tarifas de passagens do Ferry-Boat. A decisão foi tomada a partir da constatação de que o pagamento do ICMS repassado ao consumidor final não incidia sobre o serviço cujo preço é tabelado, conforme decisão da 5º Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

De acordo com a notificação, as empresas terão que apresentar o demonstrativo de valores cobrados, referentes às passagens e se abster de realizar o repasse do imposto, bem como providenciar a devida comprovação.

O presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior, que acompanha de perto sempre as condições de segurança, higiene, infraestrutura e valores repassados aos consumidores nos serviços de Ferry-Boat, relata a importância dessas ações. “As empresas vão ter que se adequar a essa nova determinação, não permitindo repasses que venham onerar o consumidor. Com ações como essas, garantimos  harmonia nas relações de consumo”, explicou.

As empresas devem apresentar resposta, em até 10 dias, contados a partir do recebimento da notificação. O descumprimento pode se caracterizar como crime de desobediência nos termos do artigo 330, do Código Penal, ficando sujeito, ainda, às sanções administrativas e civis cabíveis.


terça-feira, 24 de outubro de 2017

Falência da Oi pode deixar milhões de pessoas sem internet e telefone


Um levantamento oficial do governo federal mostrou que uma eventual falência da Oi pode deixar 2.051 municípios brasileiros sem internet ou telefone. Nessas cidades, a Oi não tem concorrentes atuando ou as adversárias alugam a infraestrutura da empresa para fornecer serviço a seus clientes.
Segundo  o levantamento, esse possível apagão nas telecomunicações pode afetar 46 milhões de linhas de telefone celular, 14 milhões de fixos e também 5 milhões de acessos à internet via cabo em todo o país. Segundo o jornal, o documento reflete a preocupação do governo com a possível falência da Oi e seus impactos no setor de telecomunicações. Isso porque todas operadoras brasileiras dependem da Oi em algum grau, seja alugando pequenas ou grandes partes da sua infraestrutura para atender todos ou parte de seus clientes em determinadas localidades do Brasil.

Como a Oi chegou a esse ponto

A Oi está passando por recuperação judicial desde junho de 2016, este processo  que prevê a interferência da justiça brasileira em uma empresa a pedido dela mesma para elaboração de um plano de recuperação. Com isso, as dívidas são renegociadas, e a companhia tem a oportunidade de pagá-las sem sofrer juros excessivos ou ter que vender todos os seus ativos. Em outras palavras, ela não entra em falência, mas continua funcionando para pagar o que deve sem de fato dar lucro aos investidores.

Espera-se que um novo plano de recuperação seja confeccionado ainda em novembro.
O problema é que os representantes da Oi não conseguem se entender com os representantes da justiça para a elaboração de um plano de recuperação. Por isso, a Advocacia Geral da União vai interferir no processo junto com a Anatel (maior credora da Oi) para encontrar uma solução para o problema. Espera-se que um novo plano de recuperação seja confeccionado ainda em novembro, mas não há uma previsão para uma possível aprovação.

A Oi deve R$ 64 bilhões e se tornou a empresa brasileira com a maior dívida da história do país. Uma operadora chinesa teria entrado na equação nos últimos meses se oferecendo a comprar o segmento de telefonia móvel da Oi para começar suas operações no Brasil. Contudo, não se sabe se o negócio foi para frente ou está travado.

Origem do rombo

Os problemas bilionários da Oi começaram quando a empresa comprou a operadora Brasil Telecom em 2010 e, posteriormente, descobriu que a companhia tinha uma dívida gigantesca. Em 2014, a Oi tentou fazer uma fusão com a Portugal Telecom, mas depois de ter finalizado o negócio, descobriu novamente que a parceira tinha outra dívida enorme, mas agora em euros.
Com o passar do tempo, a dívida acumulada aumentou, e a companhia pediu recuperação judicial em 2016. Em outras palavras, as aquisições da Oi nos últimos anos foram muito mal pensadas pela sua presidência, o que foi ainda mais agravado por envolvimento político na companhia.

Por: O Jornal Pequeno


Ex-prefeita ‘ostentação’ de Bom jardim, Lidiane Leite é presa em São Luís- Blog Silvio de Oliveira


A ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite, conhecida como "prefeita ostentação", foi presa nesta terça-feira (24) em São Luís. Segundo o promotor da Comarca de Bom Jardim, Fábio dos Santos Oliveira, a prisão da ex-prefeita atende um pedido do Ministério Público. A investigação, segundo ele, corre em segredo de justiça.

Lidiane Leite foi detida em sua residência localizada no Araçagi, e levada pela Polícia Civil para a sede da SECCOR (Superintendência de Combate à Corrupção), em São Luís. Ela chegou ao local acompanhada de três advogados.
Segundo a determinação do juiz Raphael Leite Guedes a prisão de Lidiane Leite é domiciliar e não determina o uso de tornozeleira eletrônica.

Lidiane, que ficou conhecida como "prefeita ostentação" por exibir uma vida de luxo nas redes sociais, foi condenada em março de 2017 por improbidade administrativa e em setembro teve R$ 12 milhões bloqueados por determinação judicial. Lidiante Leite já foi presa em 2015, quando era prefeita de Bom Jardim, acusada de irregularidades em contratos com empresas fantasmas.
                                                                          Foto: Reprodução/Tv Mirante

Por: G1 Maranhão 



Loja de vidros pega fogo no Bequimão em São Luís- Blog Silvio de Oliveira

Por volta de meio dia e meia dessa tarde de terça (24) começou um grande incêndio em uma loja de vidros no bairro do Bequimão, próximo ao Atacadão. Circunstâncias ainda são desconhecidas. Os bombeiros já estão no local. O incidente reuniu muita gente próximo do local do incêndio.







segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Inscrições do concurso da PM-MA começam nesta semana - Blog Silvio de Oliveira



O governador Flávio Dino anunciou nesta segunda-feira, 23, que as inscrições para o concurso da Polícia Militar no Maranhão vão começar nesta semana. Inicialmente, as inscrições seriam no dia 16 de outubro, mas foram adiadas a fim de incluir mais cidades para a realização das provas, facilitando a vida dos candidatos.

“O concurso está firme. O que houve foi um ajuste no edital para estender para Imperatriz e outras regiões a realização do concurso. Isso demandou um ajuste no sistema de inscrição. Mas nesta semana as inscrições começam. Var ser um grande sucesso”, disse Flávio durante o programa Conversando com o Governador.

Com o ajuste, aumentam os locais em que as provas serão aplicadas, reduzindo a necessidade de viagens e deslocamentos.

O concurso da PM oferece 1.215 vagas nas carreiras de soldado e tenente, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.


O concurso vai ampliar o número de policiais no Estado, que já chegou ao recorde de 12 mil profissionais com as nomeações feitas a partir de 2015.

Por: O Imparcial

Nesta Segunda (23) Lojas e Supermercados estarão fechados- Blog Silvio de Oliveira


Em comemoração ao Dia do Comerciário, nesta segunda-feira, 23, os estabelecimentos ligados ao comércio, incluindo supermercados, ficarão fechados durante todo o dia. Amanhã, alguns shopping centers manterão a área de entretenimento, praça de alimentação e atendimento médico-hospitalar funcionando.
A data destinada para homenagem à categoria em todo o país é 30 de outubro. Oficialmente, esta data foi instituída a partir do Decreto de Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. O Dia do Comerciário é considerado uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.
Em alguns estados, a data foi definida como feriado estadual para os trabalhadores do comércio. No Maranhão, foi instituída em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que a penúltima segunda-feira do mês de outubro fosse dedicada às comemorações do Dia do Comerciário e considerada de repouso remunerado para os empregados.

“Como o dia 30 de outubro, às vezes, cai no domingo, foi analisado ao longo do tempo que isso prejudicava o trabalhador, então, ficou determinado em assembleia que a data seria sempre comemorada na penúltima segunda-feira do mês de outubro”, explica Osvaldo Muller, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luís (Sindcomerciários). O representante da classe aponta que a data também é importante para a categoria fazer uma reflexão sobre os direitos conquistados, e que hoje estão ameaçados por interferências políticas. “Deste 1942, a entidade vem lutando em prol da categoria, não só na questão econômica mas também no social por melhores salários e condições de trabalho. Então, este é um momento para comemorar, confraternizar e também despertar a classe contra a perda de seus direitos”, argumenta Osvaldo Muller.

Fiscalização

De acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luís (Sindcomerciários), amanhã serão realizadas blitz no comércio, em conjunto com a Superintendência do Ministério Público do Trabalho, para conferir se a determinação da Convenção Coletiva de Trabalho está sendo cumprida pelos estabelecimentos comerciais.
Em caso de descumprimento da norma, os estabelecimentos serão multados pelo Ministério Público do Trabalho e responderão por ação movida pelo sindicato. “O sindicato faz a comprovação da quantidade de funcionários trabalhando e o nosso departamento jurídico entra com uma ação contra empresa”, conclui.
Acordos

O funcionamento do comércio é definido no ano anterior durante as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que reúnem a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios, Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Sindicato do Comércio Varejista de Joalheiros e Óticas. As Convenções Coletivas estabelecem o salário-base dos comerciários, feriados e horários especiais de funcionamento das lojas em datas comemorativas.

Funcionamento

Diferente de outros feriados que permitia funcionamento parcial, os supermercados, lojas da Rua Grande e dos bairros permanecerão o dia inteiro de portas fechadas. As farmácias, que são consideradas comércio de primeira necessidade, podem funcionar normalmente nesse dia.
As casas lotéricas devem abrir, mas deve haver certa atenção, pois algumas fecharão mais cedo. Bancos funcionarão em horário normal. Órgãos públicos e demais setores que não possuem ligação com o comércio também funcionarão normalmente.

Tropical Shopping
As lojas vão fechar, mas os restaurantes vão abrir das 10h30 até as 15h, com exceção do Dolcce Grill, que ficará aberta até as 21h.
Monumental Shopping
Lojas da galeria fecham, mas as salas localizadas nos demais andares do prédio funcionam normalmente.

São Luís Shopping
Lojas e supermercado fechados. Cinema, parque e praça de alimentação abertos a partir das 12h.
Shopping da Ilha
Lojas e supermercado fechados. Praça de alimentação e demais opções de lazer funcionam a partir das 12h. Cinema segue programação em cartaz.

Rio Anil Shopping
Lojas e supermercado fechados. Cinema, parque e praça de alimentação abertos a partir das 12h. Banco e academia funcionam em horário habitual.

Pátio Norte Shopping
Lojas, quiosques e supermercado fechados. Praça de alimentação e parque abertos a partir das 12h. Cinema funciona a partir das 14h. Viva funciona a partir das 12h.

Shopping Passeio
Lojas e quiosques fechados. Praça de alimentação funciona a partir das 12h. Cinema segue programação em cartaz. Hospitais, clínicas e Viva segue programação habitual.

Golden Shopping Calhau
Não funcionará.


Por: O Imparcial 

domingo, 22 de outubro de 2017

Até Hoje (22) Pronatec recebe inscrições



As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vão até o próximo domingo (22). Ao todo, são 800 mil oportunidades em cursos gratuitos de formação inicial e continuada.
O início das aulas está marcado para o dia 30 de outubro. A data vale tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos a distância. As inscrições devem ser feitas pela internet, pelo site do Pronatec

Proposta do programa é ampliar o acesso à educação profissional e capacitar os inscritos para ingressar no mercado de trabalho, de modo a melhorar as condições de vida da população de baixa renda.
Para participar, é preciso ter mais de 15 anos e ensino fundamental incompleto. Além disso, para viabilizar para aqueles que não têm acesso à internet fazerem os cursos a distância, computadores serão oferecidos em Centros Vocacionais Tecnológicos(CVT).

As capacitações do Pronatec são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem – Senac, Senai, Senar e Senat, e as redes federal e estadual de educação profissional e tecnológica. A oferta dos cursos leva em conta a vocação econômica e os déficits de mão-de-obra da região onde cada treinamento é ofertado.

O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Governo Federal e tem como principal público os beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal. Os cursos de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente e quem participa ainda recebe alimentação, transporte e material escolar.


sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Operação Contra pedofilia "Luz na Infância" prende Três pessoas no Maranhão




A Operação “Luz na Infância” do Ministério da Justiça através da através da Policia civil, deflagrada nesta manha de sexta (20)  em todo o país e resultando em 90 prisões, entre preventivas, temporárias, e coercitivas. No Maranhão um fotógrafo, um músico, e um agente penitenciário terceirizado nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, e Rosário foram presos, um deles foi considerado pela polícia como o maior pedófilo do Brasil.  Levados pela Seic, os policiais ficaram surpresos com o volume armazenado nos equipamento apreendidos dos pedófilos maranhenses, fotos e vídeos com crianças sendo usadas para exploração sexual.


No bairro da Santa Cruz  em São Luís, foi preso o músico Oziel Franklin Estrela Gomes, e o agente penitenciário (Temporário),  Alessandro Saraiva Soeiro, foi localizado no Maiobão, em Paço do Lumiar. Já o fotografo José Carlos Mesquita estava em Rosário quando foi recebido pelos policiais.


A operação é considerada uma das maiores do mundo no combate à pedofilia e envolvem 1,1 mil policiais. O trabalho de investigação durou seis meses. A Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública contou a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos. Até o momento, além das prisões no Maranhão, foram presas quatro pessoas no Distrito Federal, uma no Espírito Santo, oito em Goiás, oito em Minas Gerais, duas no Pará, duas na Paraíba, duas em Pernambuco, seis no Pará, duas no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Norte, duas em Rondônia, oito no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina, três em Sergipe, 25 em São Paulo e duas em Tocantins. As prisões foram em flagrante, resultantes do cumprimento de mandados de busca e apreensão, que ocorrem em 24 estados e no Distrito Federal.

PM que pilotava moto morre em choque com SW4 no Araçagi




Um gravíssimo acidente aconteceu na  principal avenida do Araçagy na noite de ontem, quinta-feira (19), próximo ao Colégio Maristas. Um policial militar vinha pilotando uma moto, honda CBR600F com uma pessoa na garupa, e bateu na traseira de uma Toyota SW4, que vinha sendo dirigida por um sargento do Corpo de Bombeiros. O piloto da moto morreu no local.

A pessoa que estava na garupa da moto foi hospitalizada sem risco de morte. A polícia está investigando o acidente.


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Campeão Brasileiro da Série A receberá R$ 18 milhões de premiação. Confira os valores em outras colocações

Todos os 16 clubes que permanecerem na Série A receberão valores que, somados, superam R$ 63 milhões.

Além de vencer uma das competições mais disputadas do mundo, o campeão brasileiro de 2017 vai receber uma quantia significativa ao fim de sua campanha. A CBF divulgou nesta quinta-feira as premiações para os clubes do Brasileirão, e o primeiro colocado terá direito a R$ 18.069.300. Todos os 16 times que permanecerem na Série A serão contemplados, num total de R$ 63.774.000 em prêmios.

Em relação aos valores do ano passado, o valor destinado ao campeão aumentou em pouco mais de R$ 1 milhão. No total, são quase R$ 4 milhões a mais do que 2016 no total em prêmios para os 16 primeiros colocados da Série A.

De acordo com a CBF, os recursos para as premiações vêm da comercialização dos direitos de transmissão das partidas do Campeonato Brasileiro. Confira os valores dos prêmios de acordo com a colocação de cada equipe:
                                       Foto: Divulgação/CBF


Nesta Sexta (20) ENEM libera Cartão de Confirmação


Enem libera cartão de confirmação nesta sexta
O acesso será pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem. Será possível verificar o número de inscrição, a data, hora e local das provas.

Os inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terão acesso aos locais de prova nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 10h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai liberar para os inscritos a consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição.

O acesso será pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, que precisa ser atualizado, também, a partir desta sexta. É necessário fornecer o número do CPF e a senha cadastrada para a consulta. Com o documento, é possível verificar o número de inscrição, a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.


O Inep sugere que todos os participantes levem o Cartão de Confirmação para facilitar o acesso às informações de sua inscrição. Declaração de Comparecimento A partir desta edição do Enem, o participante que precisar comprovar presença, deverá imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na Página do Participante. No dia da prova, ele deverá apenas colher a assinatura do coordenador de local de prova. Cada domingo de prova terá uma declaração

Por: Da Redação, com informações do Portal Brasil

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Pagamentos de multas de trânsitos poderão ser parceladas e no cartão de credito


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta quarta-feira (18), resolução que altera a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos aos veículos. A partir de agora, os pagamentos poderão ser feitos em parcelas, por meio de cartão de crédito. Cartões de débito também poderão ser utilizados para pagamentos integrais.

O conselho aponta que a medida objetiva aperfeiçoar o processo de cobrança e quitação de débitos. O parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito. O órgão de trânsito receberá o valor integral no momento da operação e, então, procederá com a regularização do veículo. Caso a divisão do valor em parcelas gere cobrança de juros, o acréscimo deverá ficar a cargo do titular do cartão, que deve ter acesso a informações sobre custos operacionais antes da efetivação da operação de crédito. Já as operadoras arcarão com possíveis atrasos.

A resolução já está em vigor. Agora, para que essa alternativa venha a ser disponibilizada, é preciso que as entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, como Detrans, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firmem acordos com empresas para habilitá-las a oferecer esse serviço.


A resolução aponta que elas devem ser autorizadas por instituição credenciadora supervisionada pelo Banco Central do Brasil a processar pagamentos, sem restrição de bandeiras.
 De acordo com a norma, não poderão ser parcelados os seguintes tipos de débito: as multas inscritas em dívida ativa; os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa; os veículos licenciados em outras unidades da federação; e multas aplicadas por outros órgãos autuadores que não autorizam o parcelamento ou arrecadação por meio de cartões de crédito ou débito. 

Após, Saída temporária, mais de 30 presos estão foragidos


613 detentos foram beneficiados com a saída temporária do Dia das Crianças, 34 não retornaram ao Complexo Penitenciário de São Luís. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os apenados tinham até às 18h desta segunda-feira, dia 16, para retornar ao complexo.

Os apenados que cumprem pena em regime semiaberto e preenchem requisitos da Lei de Execução Penal, entre elas, comportamento adequado, cumprimento mínimo de 1/6 da pena (se o condenado for primário) e 1/4 (se reincidente), tem direito a cinco saídas temporárias ao ano.



135 presidiários até agora não voltaram ao presídio depois das saídas temporárias da Semana Santa, Dia das Mães e Dia dos Pais. Ainda falta a saída do Natal.Os presos beneficiados devem obedecer algumas normas como não sair do Estado, voltar para casa até 20h, não ingerir bebidas alcoólicas, não portar armas, não frequentar bares, festas ou similares.





Policial civil confessa assassinato de homem na Litorânea e vai responder em liberdade


O policial confundiu Ademar Moreira Gonçalves, funcionário do IBAMA, com um ladrão que estaria roubando seu carro na ocasião autor do assassinato de Ademar Moreira Gonçalves, funcionário do IBAMA, foi até a Delegacia de Homicídios na manhã desta segunda-feira, 16, para confessar o crime. 
O nome do criminoso não veio à tona, mas a informação divulgada é de que ele é policial civil e trabalha na Secretaria Estadual de Investigações Criminais (SEIC). Segundo a polícia, o autor do crime tem 15 anos de carreira, e já foi afastado das funções. O policial vai responder em liberdade

O policial civil disse à polícia que confundiu Ademar Moreira Gonçalves com um ladrão que estaria roubando seu carro na Avenida Litorânea, e atirou contra o homem que estava dirigindo um veículo da mesma cor do seu. Após perceber que o carro não era dele, o policial fugiu. 

Ademar Moreira Gonçalves foi assassinado na Litorânea neste sábado, dia 14, após ser confundido com um bandido por um policial à paisana. A vítima, natural do Tocantins, trabalhava no IBAMA do Maranhão, e tinha 36 anos. Enquanto a vítima dirigia seu carro, foi alvejado por um policial civil e perdeu a direção, ocasionando também um acidente de trânsito. Ademar morreu na hora.